Facchini

Nova área de escape da BR-376/PR terá simulado nesta semana

Arteris/Divulgação
A Arteris Litoral Sul promove, nesta quarta e quinta-feira (dias 11 e 12) uma série de testes com simulação de entrada de veículos na nova Área de Escape, do km 667,3 da BR-376, em Guaratuba-PR. Os testes serão realizados por pilotos profissionais na condução de dois veículos, uma carreta seis eixos com carga de 48 toneladas (peso bruto total) e um caminhão de três eixos com 23 toneladas (peso bruto total), em diferentes velocidades.

A atividade será acompanhada por engenheiros do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade de São Paulo (USP) – unidade de São Carlos, que devem produzir um relatório com registro detalhado da relação entre velocidade de entrada, peso dos veículos e distância de frenagem.

Na quarta-feira (11), os testes acontecem com o veículo de maior porte (carreta), a partir das 9h30. Nesta primeira simulação a carreta, carregada com peso de 48 toneladas (carga líquida/água), irá percorrer toda a faixa quadriculada a uma velocidade de 60 km/h até adentrar a Área de Escape. Em seguida, devem ocorrer mais cinco testes com o mesmo veículo – porém com velocidades alternadas entre 70 km/h e 120 km/h.


No dia seguinte, serão realizados os testes de entrada na Área com um caminhão Truck de três eixos, com peso total de 23 toneladas (carga de prova/lastros de ferro). Os testes, da mesma forma, devem ser realizados em seis etapas com velocidades de 60 km/h a 120 km/h. As atividades de testes terão mínimo impacto para o trânsito, apenas com bloqueio momentâneo da pista sul no km 662 para descida dos veículos na simulação.

“Este cuidado da companhia em promover os testes é mais um exercício na busca continuada pela qualidade operacional. Assim como já fizemos em 2011, com a primeira Área, queremos obter esta certificação da USP – universidade referência em engenharia de transportes no país. Dessa forma, podemos atestar documentalmente o que já comprovamos na prática, com as 39 vidas salvas em menos de 30 dias, por meio dos quatro veículos que fizeram uso do dispositivo”, avalia Cesar Sass, diretor de operações Sul da Arteris.

A nova Área de Escape foi construída pela Arteris Litoral Sul, no âmbito da concessão regulada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. A nova Área foi liberada para operação no dia 14 de novembro, e desde então já foi utilizada por três caminhões e um ônibus – este com 35 pessoas a bordo.
FONTE: Arteris
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA