Facchini

Governo Federal lança programa Roda Bem Caminhoneiro

Carboni IVECO
Com o objetivo de fomentar o cooperativismo no transporte rodoviário de cargas brasileiro e garantir uma qualidade de vida aos caminhoneiros autônomos, o Governo Federal lançou nesta quinta-feira, 19 de dezembro o programa Roda Bem Caminhoneiro.

Resultado de uma parceria entre os ministérios da Cidadania e da Infraestrutura, o programa prevê um investimento de R$ 18 milhões em um período inicial de 18 meses afim de propiciar as cooperativas um assessoramento técnico, apoio em infraestrutura, abastecimento próprio, escritório-contêiner dotado de computador com software de gestão e sistema de pregão eletrônico para compra coletiva. A previsão do Governo Federal é de que 100 cooperativas, entre novas e existentes, sejam atendidas pelo programa em diferentes regiões do país.

“Há um desequilíbrio entre o transportador autônomo e quem transporta em grande escala. O que nós estamos proporcionando aos caminhoneiros é eles terem oportunidade de terem escala. Os R$ 18 milhões são para dar esse impulso inicial às cooperativas", disse o ministro da Cidadania, Osmar Terra.

Além do apoio na aquisição de óleo diesel o Programa Roda Bem Caminhoneiro prevê ainda a criação de um aplicativo de celular, onde os motoristas cooperados terão, por exemplo, acesso a uma central de compras digital que proporcionará redução no preço dos insumos necessários para o transporte rodoviário de cargas, como óleo diesel, lubrificantes, pneus e peças. O programa também fortalecerá a negociação de frete diretamente com os embarcadores como indústrias, empresas do agronegócio e cooperativas de produtores, também em ambiente digital.


"Terão um tanque de combustível para que a cooperativa tenha como começar o seu trabalho, podendo ter um combustível mais barato, todo o equipamento, pneus mais baratos, sem a figura do intermediário que encarece todo o processo", completou o ministro.

O programa Roda Bem Caminhoneiro também ofertará cursos de qualificação pela modalidade de ensino a distância nas mais diversas áreas, como gestão de cooperativas, direção defensiva e prevenção ao uso de drogas. “Há a necessidade de se especializar, de se preparar para competir, de estar em condições para entrar de forma mais agressiva, mais profissional, nesse mercado”, destacou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes. Segundo ele, a capacitação irá colaborar para o desenvolvimento do setor, impulsionando o mercado. “Entendo que é um projeto transformador para a categoria porque vai dar suporte em gestão. Vamos ter o desenvolvimento de softwares, vamos ter capacitação e vamos poder nos valer dos benefícios do cooperativismo”, apontou.

Gestão 
Vencedora do edital lançado em novembro, a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes) será a responsável pela gestão do Programa. A entidade tem 700 cooperativas associadas nas cinco regiões do país e articula iniciativas econômicas para a ampliação de oportunidades de trabalho, geração de renda e produção de alimentos.

TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: Ministério da Cidadania
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA