Facchini

Volvo VM 2020 ganha novos atributos de conforto, design e segurança

Volvo/Divulgação
Um dos grandes destaques da Volvo durante a 22ª Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, foi a apresentação da linha VM 2020. Referência no segmento de semipesados, os modelos passam a contar agora com novos atributos de conforto, design e segurança.

“O VM conquistou o transportador brasileiro. Ele continua sendo um caminhão pioneiro em vários atributos para garantir mais produtividade na operação de transporte. Estamos sempre fazendo inovações para mantê-lo como a melhor opção de veículo em sua categoria”, declara Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões Volvo no Brasil.

Conforto
A linha VM 2020 chega ao Brasil trazendo uma série de novidades que elevam o conforto do motorista no dia a dia. Destaque para o reposicionamento do reservatório de água do climatizador, agora localizado sob a cabine, atrás da grade frontal. 

Os modelos também passam a contar com um novo acesso aos faróis. Com o objetivo de facilitar a manutenção, foram eliminadas várias etapas para a substituição de lâmpadas, aumentando a segurança de iluminação. Com a novidade a retirada do farol não se faz mais necessária, bastando apenas a retirada de alguns parafusos para se ter acesso ao farol.

Completando os atributos de conforto está a cobertura do segundo degrau, novidade que garante ao motorista um espaço para guardar o calçado ou o martelo de bater pneus e ainda eleva a segurança ao impedir o acesso de estranhos 


Design
Em relação ao design, o Volvo VM 2020 passa a contar com uma nova frente, trazendo como principal destaque um novo parachoque tripartido, para facilitar a substituição em pequenos reparos. “Agora não é mais preciso trocar a peça inteira, mas apenas a parte danificada”, afirma Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo.

Outra grande novidade é o defletor de ar ajustável. A partir de agora o transportador poderá ajusta-lo da maneira mais conveniente, dependendo da altura do baú.

A linha VM 2020 passa a contar também com um novo para-sol. Mais leve e com um design aperfeiçoado, a novidade melhora o fluxo de ar para o defletor de ar e traz mais aerodinâmica para a cabine como um todo.

“Melhorias na aerodinâmica são importantes, pois ajudam na resultam em diminuição do consumo de combustível, um dos itens mais importantes na planilha de custos do transportador”, observa o diretor de caminhões.

Destaca-se ainda os novos paralamas estendidos, novidade que garante um aspecto mais harmônico e reduz de forma significativa a sujeira no implemento, ao contrário da versão anterior, formada por peças interrompidas. Os novos paralamas passam a contar ainda com para-barros flexíveis, item que reduz o acúmulo de sujeira e facilita o trabalho do motorista no dia a dia.

Segurança
No quesito segurança, a linha Volvo VM 2020 passa a contar com novas luzes de posicionamento na parte superior da cabine. Conhecidas popularmente como "Três Marias", a novidade garante maior visibilidade do veículo. 

Outra grande novidade é o novo espelho frontal. Além do novo tamanho, o item ganhou um novo reposicionamento, afim de aprimorar a visibilidade e a segurança do motorista, especialmente em situações de manobra em espaços limitados.

O FUPS (Sistema de Proteção Frontal Anti-Intrusão) permanece como um importante diferencial no segmento. “O VM sempre esteve na vanguarda da segurança, desde sua primeira geração, em 2003”, lembra Clovis Lopes, gerente comercial de caminhões Volvo no Brasil.
Volvo/Divulgação
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA