Facchini

Librelato apresenta novo semirreboque sider com abertura em apenas 30 segundos

Divulgação/Librelato
Com objetivo de elevar a produtividade de diversas operações logísticas, a Librelato apresentou durante a Fenatran 2019 um novo modelo de Furgão Lonado. Batizado de "Sider Grid", o novo conceito conta com  lonas estruturadas nas laterais.

De acordo com Rafael Bett, diretor comercial da Librelato, existem dois modelos específicos para atender a dois segmentos distintos de carga: um deles exclusivo para o transporte de bebidas, em que o sider possui uma divisória interna longitudinal e fixação da carga por meio de travas superiores com acionamento pneumático, conhecido no setor como travamento tipo “Asa Delta”; e outro para os demais tipos de cargas, em que os paletes são fixados ao piso por meio de cintas de amarração. Existem ainda colunas e travessas de contenção móveis para garantir maior segurança em caso de deslocamento da carga. “Porém, conforme exige a resolução, em ambos os casos a lona não tem função de contenção de carga”, explica Bett.


Diferentes dos atuais modelos disponíveis atualmente no mercado brasileiro, o inédito "Sider Grid" é considerado multiuso, o que possibilita o transporte de diversos tipos de carga paletizadas. Esta característica garante benefícios como versatilidade, maior segurança devido ao melhor acondicionamento da carga, maior resistência agregada devido à estrutura incorporada à lona e maior praticidade uma vez que a abertura ou fechamento podem ser realizados em apenas 30 segundos, ao contrário dos 5 a 10 minutos necessários para a abertura de um sider comum. 

“O sider comum possui três ou quatro colunas de aço nas laterais que são retiradas todas as vezes que se realiza o descarregamento, o que significa que também necessitam ser instaladas novamente ao fechar o produto. Com a lona estruturada, estas colunas já estão acopladas à lona, o que garante total agilidade à operação”, explica Rafael Bett.

De acordo com o executivo, embora esse produto traga novas soluções em produtividade ao operador logístico, a Librelato irá manter o tradicional sider em seu portfólio por tempo indeterminado.  Bett acrescenta que o Sider Grid demandará uma adequação na resolução CONTRAN Nº 552, viabilizando sua aplicação para o transporte de bebidas, já que a contenção da carga poderia ser feita pela lona estruturada, a exemplo do que já ocorre na Europa. “Esta nova solução é mais uma amostra da busca incessante da Librelato em oferecer soluções para o mercado de transportes e logística, com a máxima produtividade para operações de carga e descarga”. 

Segundo a Librelato, o inédito Sider Grid estará disponível para comercialização no Brasil a partir de 2020.

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA