Facchini

Mercedes-Benz desenvolve tecnologia que permite que os caminhões façam pagamentos

Mercedes-Benz/Divulgação
Dando continuidade ao investimento na digitalização de caminhões, a Daimler Trucks, anunciou nesta semana uma tecnologia inédita para os caminhões Mercedes-Benz. Batizado de Truck-ID e Truck Wallet, o projeto-piloto permite que os caminhões da montadora alemã realizem pagamentos por meio da conectividade. 

Segundo a marca, por meio de um número de identificação (ID) cada caminhão poderá se comunicar com outras máquinas e realizar diferentes operações, como por exemplo, pagamento de pedágios, combustível e até a assinatura digital de documentos fiscais. 

Além de pagamentos, a tecnologia inédita conta ainda com mais atributos semelhantes aos de uma carteira convencional, como por exemplo, armazenamento de saldos em dinheiro para pagamentos em débito e a possibilidade da realização de transferências bancárias, através de uma conexão Wi-Fi e de forma segura por meio de um sistema on-line de verificações. 

A Mercedes-Benz destaca que todas as informações do Truck-ID e da Truck Wallet são armazenadas de forma segura como softwares criptografados em um processador, integrado ao centro de dados dos caminhões, como por exemplo, a unidade de telemetria do novo Actros. 


"Com Truck-ID e Truck Wallet, lançamos as bases para a interação autônoma entre caminhões e outras máquinas - um verdadeiro marco tecnológico. Nosso objetivo é que, no futuro, os caminhões possam atuar de forma própria em diferentes aplicações, e os motoristas possam se concentrar mais em suas tarefas de direção e as empresas de transporte se beneficiem de uma redução significativa do trabalho administrativo e de processos mais seguros, o que torna praticamente impossível coisas como clonagens de cartões de combustível. Também em termos de caminhões altamente automatizados, nossos protótipos mostram a direção em que tais desenvolvimentos podem ir.", destaca Dr. Helge Königs, chefe do projeto Truck Wallet da Daimler Trucks.

Primeiros testes 
Em parceria com o Commerzbank, único banco alemão que atualmente conta com um sistema de pagamentos e transações 100% eletrônicas, a Mercedes-Benz realizou os primeiros testes com o Truck-ID e Truck Wallet em um ponto de recarga de caminhões elétricos. 

De acordo com montadora alemã, a primeira operação foi um sucesso e junto com os parceiros novos testes já estão sendo planejados, afim de explorar ao máximo os recursos da nova tecnologia, que no momento tem prazo para chegar de forma oficial ao mercado. 

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA