Facchini

Randon New R

VWCO adere ao Programa Logística Verde Brasil

VWCO/Divulgação
A Volkswagen Caminhões e Ônibus é agora uma das participantes do Programa Logística Verde Brasil (PLVB), que tem como objetivo promover a sustentabilidade na indústria. Esse compromisso da empresa com a maior eficiência em sua operação será inclusive reconhecida na próxima edição do Guia de Excelência em Sustentabilidade da PLVB como referência no setor. A adoção de uma nova forma de transporte interno na fábrica é o carro-chefe deste trabalho e, na rota em que foi aplicada, já proporcionou a redução de 67% nas emissões de CO2.

Sempre atenta às tendências da indústria, investir em um novo conceito de logística inteligente para deixar sua fábrica ainda mais eficiente é um dos propósitos da VWCO. Nomeado como Drop & Hook, o projeto teve como foco a substituição de três carretas por um cavalo mecânico Constellation 19.330, no qual o engate e desengate ocorre de forma automática e rápida, possibilitando assim maior velocidade nas entregas de materiais, ganhos de produtividade, redução no consumo de combustível e nas emissões de poluentes.

“Projetos como o Drop & Hook ratificam o empenho da VWCO em se tornar uma empresa cada vez mais sustentável. Além de fazer o bem para o meio ambiente, investimentos como esse elevam as oportunidades do negócio como um todo. Um exemplo é a adesão ao Programa  Logística Verde Brasil”, afirma Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da VWCO.


Redução também em custos
O foco na melhoria contínua foi o que levou a empresa a modificar o processo de transferência de componentes do centro de distribuição à linha de produção final, com um trajeto de 1,6 km de extensão. Identificada como um dos desafios para maior produtividade logística na fábrica, esta rota utilizava três caminhões durante cada turno de produção e operava com o triplo do óleo diesel utilizado atualmente com o projeto para adoção de somente um cavalo mecânico.

O veículo escolhido para a operação conta com uma cabine modificada, com porta de acesso traseira e quinta roda automatizada o que possibilita a troca rápida da carreta, contribuindo no aumento da eficiência. No geral, o custo total deste transporte ficou 60% menor, registrando uma economia de mais de 65% apenas com o gasto de combustível. As vantagens também se constatam em relação à emissão de poluentes, em que se observa uma diminuição de 67% com a otimização das rotas.

Esses resultados credenciaram o projeto para fase de ampliação: a solução agora também é aplicada para atender às atividades de retorno de embalagens, que atuava com dois veículos dedicados. Nesta nova rota, a partir da implementação do veículo Drop & Hook, os custos de movimentação interna e emissão de poluentes foram reduzidos aproximadamente em 40%.

“O objetivo agora é aprimorar nossos conhecimentos juntamente com os integrantes do PLVB, assim como aumentar os investimentos ne sse campo para expandir projetos como esse para toda a nossa operação”, detalha o vice-presidente.
FONTE: VW Caminhões e Ônibus 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA