Facchini

IVECO LMV: Conheça o futuro blindado do Exército Brasileiro

Portal Caminhões e Carretas/Lucas Duarte
Além do portfólio completo de caminhões, ônibus e vans que a IVECO possui, a marca do Grupo CNH Industrial também conta com uma divisão especializada no desenvolvimento e comercialização veículos militares para centenas de países em todo o mundo, incluindo o Brasil. 

Batizada de IVECO Veículos de Defesa (IVECO Defence Vehicles), a divisão conta com uma moderna estrutura em Sete Lagoas, Minas Gerais, que além da produção do consagrado modelo  VBTP-MR Guarani, um blindado anfíbio com capacidade para até 11 tripulantes, se prepara agora para a produção de um novo veículo para o Exército Brasileiro, a Viatura Blindada Multitarefas LMV (VBMT-LR). 

Em fase final de desenvolvimento e com estreita colaboração dos militares brasileiros, o LMV revolucionará as operações das forças armadas do país com elevada tecnologia, segurança, agilidade, desempenho e robustez. Para isso o modelo contará com opções de motorização de 190 e 220 cavalos de potência, da FPT Industrial, combinadas com transmissão automática modernizada de oito velocidades. Destaca-se ainda a presença de um moderno sistema de filtragem de ar para o motor e opções de escapamento vertical e snorkel. 


Para tornar o veículo apto para diversos tipos de terreno e possibilitar a transposição de qualquer obstáculo, incluindo rampas com até 60 graus de inclinação, o LMV conta ainda com um moderno sistema de suspensão independente, combinado com tração 4x4, pneus off-road e sistema automático de calibragem. Um novo sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP), capaz de trabalhar em condição off-road e melhorar a segurança da condução, inclusive a mobilidade em terrenos irregulares, completa os atributos do blindado. 

Com capacidade para transportar até cinco militares totalmente equipados, com mochilas, armamento e equipamentos pessoais, o LMV proporciona as tropas o que há de mais moderno em versatilidade operacional e ergonomia. Destaque para o painel digital de última geração.

Já no quesito segurança o IVECO LMV também não deixa a desejar e traz o que há de mais moderno em termos de blindagem e de tecnologias de combate. O modelo conta com alto nível de proteção (balística e antiminas) com variações para suportar até calibres .50, recursos de direção de imagem térmica e NVG (óculos de visão noturna) para operações noturnas e variações para a incorporação de armamentos. 

A vasta linha de atributos do IVECO LMV é completada pela alta confiabilidade, facilidade de manutenção e baixos custo de operação, características que norteiam o veículo desde o projeto inicial. 

Atualmente a Viatura Blindada Multitarefas LMV (VBMT-LR) é empregada por forças armadas de diversos países da OTAN, entre eles Itália, Espanha, Bélgica, Áustria, Inglaterra e Noruega e já foi utilizado em missões no Afeganistão, Líbano, Kosovo e Chade.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA