Facchini

Caminhões movimentam a economia do país: A importância de uma boa gestão de frotas

Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgado em 2018, a malha viária pavimentada no Brasil cresceu 0,5% entre 2009 e 2017, passando de 212,5 mil km para 213 mil km. Já a proporção entre estrada pavimentada (12,4%) e de terra (87,6%) é a mesma desde 2000. 

Além disso, o transporte rodoviário foi responsável por 375,2 bilhões de toneladas por quilômetro em 2017, com crescimento de 10% sobre 2016. Tais dados nos dão uma breve dimensão do tamanho e importância dos milhares de caminhões que rodam pelas estradas do nosso país.

Como vimos acontecer ano passado, quando esses profissionais das estradas resolvem parar seus motores, são incontáveis os prejuízos para toda a sociedade. Por isso, tem se tornado cada vez mais estratégica a aplicação de soluções tecnológicas na gestão de frotas de caminhões.


Algumas ações, que a princípio parecem simples, como: montar um planejamento de custos e rotas; realizar manutenções preventivas; realizar pesquisas veiculares completas antes da aquisição de um novo veículo; e treino constante dos motoristas; farão toda a diferença no dia a dia de sua operação.

Com a chegada de novas plataformas ao mercado, essa gestão tem se tornado cada vez mais simples e centralizada. Agora, é possível fazer a varredura de um possível veículo que será comprado e, em poucos minutos, ter acesso a informações diversas, como prevenção de fraudes, gestão de riscos, redução de inadimplências e custos.

Por isso, se você ainda não faz uso das novas soluções, está perdendo tempo, dinheiro e mercado. Repense sua estratégias.

ARTIGO: Marcos Siqueira - Presidente da Checktudo, empresa pioneira no mercado de informações veiculares. Com mais de 20 anos de atuação, a empresa apresenta crescimento de 20% ao ano e tem por missão oferecer ferramentas que ajudem PMEs com questões de segurança e gestão de risco. Atualmente com mais de 10 mil clientes em todo país, a Checktudo conta com um portfólio de soluções que oferecem consultas de veículos, sendo seu diferencial a quantidade de informações disponibilizadas em um mesmo sistema, além da possibilidade de prevenção de fraudes, gestão de riscos, redução de inadimplências e custos e aumento do resultado financeiro de seus clientes.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA