Facchini

Randon New R

Volkswagen apresenta supercaminhão canavieiro

Presente na 26º Edição da Agrishow, Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta como principal destaque apresenta seu primeiro protótipo de supercaminhão canavieiro. 

Baseado no Constellation 31.280 8x4, o modelo tem como principal objetivo potencializar a produtividade no segmento sucroalcooleiro, graças a elevada capacidade de carga, robustez e customização de acordo com as necessidades das aplicações agrícolas. 

O supercaminhão conta com motor MAN D08 de 6,9 litros, seis cilindros e potência de 277 cavalos de potência, 1.050 Nm de torque, tecnologia EGR (Recirculação de Gases de Escape), que dispensa o Arla 32 e tomada de força de série, que traz como principal diferencial a possibilidade de ser utilizada com o veículo em movimento. 

Para garantir maior segurança e conforto ao motorista durante as operações, o modelo conta ainda com transmissão automática Allison combinada com a caixa de direção hidráulica Knorr-Bremse com assistência eletrônica de última geração e sistema de auxílio de partida em rampa, que aumenta a segurança na operação.

Um dos grandes destaques do supercaminhão é a robustez garantida pelos eixos dianteiros tubulares com capacidade para 8 toneladas e bitola de 3 metros, intercambiáveis à suspensão original, desenvolvidos pela Suspensys. Já os eixos traseiros contam com redução no cubo. 

Para garantir maior estabilidade lateral do veículo em terrenos inclinados e otimizar a distribuição de carga, o modelo recebeu um prolongamento lateral do chassi, através de uma estrutura rígida facilmente acoplada a ele. A inovação permitiu ainda o deslocamento da suspensão e freios. 

Completam os atributos do modelo a presença dos pneus de alta flutuação Mitas, que minimizam qualquer dano à lavoura, aumentam a tração e desempenho na operação. O veículo é implementado com aplicador de vinhaça em alto volume, de 22,5 mil litros, da Nonino.

O supercaminhão canavieiro é resultado de um trabalho da equipe de engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus em parceria com o BMB, centro exclusivo de modificações da marca, que deu suporte e instalou também o consagrado kit Canavieiro sob medida, já conhecido e aprovado pelos clientes. Ele traz com diversos itens que adaptam o caminhão à operação no segmento sucroalcooleiro. Como grade de proteção frontal “quebra mato”; escapamento vertical, pré-filtro agrícola, proteção inferior do radiador “peito de aço”; protetor de alternador contra palha; protetor térmico das tubulações do sistema pneumático (freio) e chicote elétrico, tomada de força, entre outros.


VW Caminhões e Ônibus na Agrishow
A Agrishow ocorre de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP) e a VW Caminhões e Ônibus marcará presença na feira com o supercaminhão VW Constellation 31.280 8x4, além do irmão menor, o Constellation 31.280 6x4 com transmissão automática que já faz sucesso nos canaviais Brasil afora.
Outra novidade é o VW Constellation 15.190 4x4 que acaba de chegar ao mercado brasileiro. Com força para rodar em qualquer terreno e capacidade de vencer subidas extremas, ultrapassa qualquer barreira no fora de estrada, tem peso bruto total combinado de 27 toneladas e entrega 186 cavalos de potência com motor MAN D08 de quatro cilindros e reduzido peso, ideal para esse tipo de aplicação. Além disso, não requer abastecimento de Arla 32, o que simplifica sua logística em locais sem infraestrutura de abastecimento e diminui os custos operacionais.

O VW Delivery Express, líder de vendas no segmento de 3,0 a 3,5 toneladas no acumulado do primeiro trimestre, também mostra sua vocação no campo na Agrishow, oferecendo agilidade em manobras e, ao mesmo tempo, robustez a toda prova, característica reconhecida na marca, com a vantagem de poder ser conduzido por motoristas com carteira de habilitação B, além de trafegar em áreas onde a circulação de caminhões é restrita.

Nos trechos intermunicipais o Delivery Express poderá ser também um grande aliado do operador: o rodado simples na traseira traz o benefício da cobrança de pedágio no valor de um automóvel. Para agilizar sua entrada em operação, o Delivery Express pode sair com implemento de fábrica. O cliente pode escolher entre carga seca ou baú, com todas as garantias desses equipamentos preservadas por seu fabricante, a Randon.
TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: VWCO
Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA