Facchini

Randon New R

Ministra da Agricultura defende fim da tabela de frete

Flickr/Fernando Rodrigues
A Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, defendeu o fim da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, popularmente conhecida como tabela de frete, nesta segunda-feira, 8 de abril, durante a abertura da Tecnoshow Comigo 2019, em Rio Verde, Goiás. 
Na avaliação da Ministra, a tabela de frete é “perversa”, na medida em que eleva custos do setor produtivo. “Precisamos acabar com a tabela de frete. Ela foi feita em um momento de fragilidade do ano passado e já sabemos que foi um tiro no pé”, disse.
Ainda segundo a Ministra, a decisão de tabelar o preço do frete é ruim tanto para os produtores quanto para os caminhoneiros. “O tabelamento do frete é ruim para os caminhoneiros. Tenho conversado muito com ministro Tarcísio Gomes de Freitas. Hoje a tabela de frete é perversa para o caminhoneiro e produtor. O ideal é que pudesse ter um acordo entre as partes e não de um tabelamento”, destacou. 
Nesta terça-feira, 9 de abril, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) inicia uma nova audiência pública para estabelecer as regras gerais, a metodologia e os indicadores dos pisos mínimos. De acordo com a Ministra da Agricultura a proposta da nova tabela deverá ser apresentada após o dia 24 de maio, data de encerramento da audiência promovida pela ANTT. Entretanto, a Ministra voltou a reforçar o seu posicionamento. 
“Mas o ideal é que a tabela caísse pois, afinal, vivemos em uma economia aberta”, defendeu. “Precisamos sentar e conversar, para chegar a um entendimento entre as partes e não criar lei e tabelamento”, disse. 

TEXTO: Lucas Duarte
FOTO: Fernando Rodrigues 
Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA