Facchini

IVECO apresenta nova linha Daily ao mercado europeu

Atenta a tendências como a digitalização, automação e eletrificação, a IVECO apresentou ao mercado europeu nesta quinta-feira, 4 de abril, a nova linha Daily. Em 40 anos de sucesso, o Daily tornou-se uma marca, reconhecida por sua singularidade e como headliner em seu segmento. 

De acordo com a montadora italiana, a nova linha chega ao mercado com a missão de garantir desempenho, sustentabilidade, eficiência de combustível e baixo Custo Total de Propriedade, características que beneficiam a lucratividade dos clientes e reforçam o slogan de lançamento, "o veículo comercial que vai mudar sua perspectiva de negócios". 

“Temos um roteiro claro para o futuro, uma visão estratégica que aborda as principais tendências que impulsionam nosso setor. A IVECO está aqui para ficar, competir e vencer em todos os segmentos em que operamos hoje - desde caminhões leves a pesados, ônibus e veículos especiais. O New Daily representa perfeitamente a nossa visão: com uma evolução revolucionária, permanece fiel à sua herança, atende às expectativas dos clientes atuais e já está preparado para futuros avanços através de sua conectividade. Isso vai mudar sua perspectiva de negócios.”, destacou Gerrit Marx, Presidente de Veículos Comerciais e Especiais. 

Motorização 
Mantendo a reputação de único veículo dos segmentos semileve e leve que oferece duas opções de motorização, a nova linha IVECO Daily conta com o motor F1A de 2.3 litros potência nominal variando de 116 a 156 cv e com o motor F1C de 3.0 litros com potências de 160 a 210 cv, que traz ainda uma versão movida a Gás Natural.

Além do leque expressivo de potências capazes de atender operações leves e pesadas, a gama de motores assegura à nova Daily a liderança em sustentabilidade ao se consagrar como o primeiro veículo do seu segmento a cumprir os padrões de emissões Euro 6D / Temp (WLTP & RDE) e Euro VI D. 

Economia de combustível e baixo custo de manutenção 
Graças a combinação de uma série de recursos como, a presença do sistema Start & Stop, a nova turbina de geometria variável controlada eletronicamente, os exclusivos pneus Classe A Super Eco Low Rolling projetados especificamente para o Daily e o novo alternador 220A (12V), a nova linha Daily se destaca por uma economia de combustível de até 10%. 

Destaca-se ainda o novo Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus, que monitora a pressão dos pneus em tempo real para que esteja sempre no nível ideal, melhorando ainda mais a eficiência e a segurança do combustível. A linha Daily é única no segmento a oferecer este recurso para veículos de rodado simples e duplo. 
O baixo custo de manutenção é outro ponto forte da nova linha IVECO Daily. Segundo a marca, as melhorias no produto e intervalos mais longos de troca de óleo asseguram uma redução de até 10% dos custos de manutenção. Além disso, o novo e maior reservatório de óleo, projetado para missões de longa distância, amplia os intervalos de manutenção para 60.000 km. 
Segurança e automação
Um dos pontos fortes da nova linha IVECO Daily é o número significativo de sistemas de segurança, como por exemplo, o Sistema Avançado de Frenagem de Emergência e o City Brake PRO previnem colisões em velocidades abaixo de 50 km / h e mitigam o impacto em velocidades mais altas. Ele detecta de forma autônoma o potencial de uma colisão à frente e freia de acordo se o motorista não intervir, garantindo sua segurança.

A nova Daily conta ainda com o Queue Assist, tecnologia que reduz o stress do motoristasem operações em grandes centros urbanos, marcados principalmente por tráfego intenso e longos congestionamentos. 

Além disso, o Adaptive Cruise Control, em combinação com o Queue Assist, mantém a distância definida de velocidade e segurança do veículo à frente, enquanto o ProActive Lane Keeping Assist impede que o carro se desloque involuntariamente para fora da pista com um suporte de direção ativo. 

Os modelos contam ainda com o Crosswind Assist, sistema que auxilia o motorista a manter a estabilidade do veículo na pista, durante rajadas e ventos laterais. 

Para maximizar ainda mais o conforto do motorista e a segurança das operações, a nova linha Daily conta também com o freio de estacionamento elétrico, que aciona automaticamente quando o veículo está estacionado e desengata quando o motorista está pronto para dirigir. Em missões multi-stop urbanas, como entrega de encomendas, esse recurso reduz o desconforto do braço causado por movimentos repetitivos e estima-se que economize até 5 horas por mês, melhorando a produtividade do motorista.

Destaca-se ainda o City Mode, sistema que aumenta a assistência da direção hidráulica, reduzindo o esforço para girar a roda em até 70%, facilitando a manobra nas ruas da cidade. 

A nova linha Daily também conta com sistemas que também auxiliam o motorista em condições de condução desafiadoras, destaque para o Hill Descent Control, que os ajuda a dirigir ladeira abaixo lenta e seguramente em encostas íngremes e longas e o Traction Plus, que assegura uma tração firme em superfícies escorregadias, como areia, lama ou neve. O novo IVECO Daily é o primeiro veículo de sua categoria a oferecer esses dois recursos nos modelos de tração traseira.

O quesito segurança é complementado pelo novo sistema de iluminação em LED, que melhora a visibilidade e a percepção de obstáculos em até 15%. 


Conectividade 
Com o objetivo de elevar a conectividade a um novo patamar, a nova linha IVECO Daily passa a contar com um pacote completo de recursos que acompanha de perto e de forma individual à operação do cliente, atendendo aos requisitos do negócio.

A conectividade do New Daily coloca o veículo em contato direto com a Sala de Controle da IVECO, fornecendo dados em tempo real. Isso permite que os especialistas da IVECO maximizem o tempo de operação do veículo, realizando diagnósticos proativos e realizando ações preventivas, planejando manutenção e intervenções de serviço de maneira eficiente, a fim de otimizar o número de visitas à oficina, minimizando paralisações. 

Além disso, o inovador Serviço de Assistência Remota possibilita a execução de mudanças de conjuntos de dados, sessões de diagnóstico e até mesmo o upload de software remotamente pelo ar, evitando paradas na oficina do revendedor. Isso resulta em benefícios significativos para o tempo de atividade do veículo e os negócios do cliente.

Os dados em tempo real fornecidos pelo Daily também permitem à IVECO desenvolver novas ofertas de financiamento sob medida. Esses planos levam em consideração as flutuações nas operações do cliente, o que pode significar que o veículo é usado menos do que o inicialmente esperado e ajustam os pagamentos de acordo. Os dados também permitem que a IVECO faça previsões precisas do uso do veículo e desenvolva contratos de manutenção que combinem com a operação do cliente.

A conectividade do New Daily também oferece soluções de telemetria para ajudar motoristas, proprietários e gerentes de frota a otimizar a eficiência das operações. O portal MyDaily, também acessível por meio do aplicativo MyDaily, permite que os proprietários de veículos monitorem a frota diariamente a partir do computador de mesa ou em trânsito, através de um dispositivo móvel. O sistema garante uma análise do desempenho e do consumo de combustível, bem como do estilo de condução do motorista. O Daily também enviará relatórios inteligentes regulares sobre os principais parâmetros do veículo, com sugestões sobre como melhorar o estilo de condução para economizar combustível. Os clientes também podem planejar as intervenções de serviço do Daily para aumentar sua eficiência ao máximo.

Para os gestores de frotas, o New Daily oferece gerenciamento de frotas da IVECO pela Verizon Connect, uma solução que os ajudará a reduzir as despesas com a frota por meio de melhor navegação, visibilidade da frota, diagnóstico avançado do motor e relatórios de quilometragem quase em tempo real. Suas funcionalidades abrangentes podem ajudá-los a gerenciar atrasos, acomodar mudanças nas programações de entrega e responder mais rapidamente a seus clientes, melhorar o agendamento de manutenção e a segurança da frota, monitorar as horas de direção e muito mais. Os clientes que já têm seu próprio sistema de gerenciamento de frota podem receber todos os dados do New Daily por meio de sua interface de API da Web , que pode interagir perfeitamente.
Design
Reconhecida mundialmente pelo design, a nova linha Daily traz novos detalhes que garantem aos modelos um visual moderno, futurístico mas que também assegura baixo custo de manutenção e alta eficiência operacional. 

Destaque para o novo jogo de rodas mais leve e que otimiza a capacidade de carga útil. A nova grade dianteira foi ampliada para aumentar a ventilação, protegendo o motor e o radiador. Também é extremamente resistente e durável como resultado do processo de estampagem a quente usado para produzi-lo.

Elementos de design também contribuem para o baixo custo total de propriedade do novo Daily. O novo para-choque é dividido em três seções, de modo que em um pequeno acidente, que costuma ser mais frequente em missões urbanas, apenas a peça danificada precisa ser substituída . Isso resulta em custos de reparo significativamente menores - especialmente porque esse é o caso 90% dos tempos, de acordo com as estatísticas da IVECO.

Conforto interno
Para garantir o máximo de conforto aos motoristas, a nova linha IVECO Daily passou por melhorias significativas no espaço interno. Destaque para o sistema de direção foi reprojetado para que o motorista possa fazer ajustes axiais e angulares no volante e definir a posição de direção perfeita.

Outra novidade é o volante de couro multifuncional menor e que coloca uma ampla gama de controles na ponta dos dedos e deixa mais espaço para as pernas, aumentando o conforto geral. O Daily também apresenta uma nova Direção Elétrica, que é muito precisa e reativa às entradas do motorista, amortece a vibração e compensa desequilíbrios de desvio e roda, proporcionando uma experiência de direção suave e uma sensação de estabilidade e controle.

O novo painel de instrumentos possui um visor colorido TFT de alta resolução que fornece uma interface intuitiva, muito fácil de usar, com todas as principais configurações e funcionalidades do veículo.

Para garantir uma experiência de condução semelhante à de um automóvel, a linha Daily conta ainda com novo sistema de infoentretenimento Hi-Connect com reconhecimento de voz permite que o motorista espelhe seu dispositivo móvel com o Apple Car Play e o Android Auto ™ e use seus aplicativos com total segurança enquanto dirige. O sistema possui ainda tela de 7 ”, rádio DAB, câmera de ré e sistema de navegação TOM TOM, além do sistema Driving Style Evaluation da IVECO, que fornece conselhos em tempo real.
Produção
De acordo com a montadora italiana, a nova linha Daily será produzida nas fábricas localizadas em Suzzara, na Itália, e em Valladolid, na Espanha, e que são inteiramente dedicadas a produção desta linha de produtos. 

As duas instalações aplicam a metodologia World Class Manufacturing (WCM) aos mais altos níveis: A planta de Valladolid recebeu a medalha de ouro em 3 de abril de 2019, em reconhecimento aos melhores padrões de fabricação para o gerenciamento integrado de plantas e processos, enquanto a planta de Suzzara foi uma das primeiras fábricas da CNH Industrial a conquistar a certificação Silver Medal em 2012.

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA