Facchini

Randon New R

Curitiba recebe os primeiros ônibus biarticulados Scania

A capital paranaense, Curitiba, recebeu nesta semana seis biarticulados Scania, que medem 27 metros e têm capacidade para 250 passageiros, os primeiros vendidos pela marca no país. Os veículos fazem parte da renovação da frota do município. 

O lote histórico para a marca, foi adquirido pela Viação Cidade Sorriso, uma das operadoras do sistema urbano de Curitiba, após um processo bem sucedido de demonstrações.

“Quebramos a hegemonia e a exclusividade de um concorrente. Após uma demonstração real durante sete meses, nas mesmas linhas que os seis modelos irão rodar, comprovou-se uma redução no consumo de combustível de 3% em comparação ao outro competidor, em condições idênticas. Estamos satisfeitos que os resultados operacionais surpreenderam a Viação Cidade Sorriso. Curitiba é referência em mobilidade urbana”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. “A maior beneficiada será a população, que fez muitos elogios ao modelo, e sabe que encontrará um produto mais moderno para proporcionar um deslocamento mais confortável.”

“As demonstrações que realizamos com o biarticulado da Scania apresentaram ótimos resultados. Estamos confiantes na parceria com essa empresa de indiscutível credibilidade”, diz Mauricio Gulin, presidente da Viação Cidade Sorriso. “Além disso, acreditamos que a concorrência entre fabricantes de biarticulados vai ao encontro do nosso objetivo, que é oferecer ao nosso cliente, o passageiro do ônibus, o melhor produto pelo menor custo.”

Homologados em conformidade com as normas da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), o órgão gestor que gerencia o sistema de transportes urbanos da capital paranaense, os novos biarticulados Scania F 360 HA na versão Urbs tem 27 metros de comprimento, carroceria Caio, motor de 360cv (o maior da categoria), e desenvolve torque de 1.850Nm (o maior da categoria), já em baixas rotações, para economizar combustível.


Os modelos contam ainda com câmbio automático é o B 516R de seis marchas, da Allison, com retardador, de alta durabilidade, compatível com o alto torque do motor, de fácil manutenção e baixos custos operacionais. Sua arquitetura inteligente se adequa para economizar combustível – reduzindo a carga no motor, quando o veículo estiver parado –, faz a seleção dos momentos ideais de troca de marcha e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso. Os veículos contam ainda com configuração 8x2 e capacidade de carga de 43,5 toneladas, a maior do mercado. 

No quesito conforto, estabilidade do veículo e segurança para os passageiros, os novos biarticulados Scania também não deixam a desejar, os modelos contam com suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o tempo e a distância de frenagem, ABS, controle de tração e o freio auxiliar Scania Retarder.

De acordo com Munhoz, o biarticulado da fabricante sueca é mais competitivo em função de seu menor custo operacional e traz a vantagem do motor dianteiro, de menor ruído e maior facilidade de acesso, e que ainda reduz os custos de manutenção. Além do inédito biarticulado, a Scania oferece soluções para a mobilidade urbana que vão desde os modelos padrón (de 13m e 15m), passando pelos articulados até o modelo entregue a cidade de Curitiba. Trata-se de um leque completo com serviços adequados a cada perfil de operação com grandes benefícios atrelados à conectividade. 

Características da operação da Viação Cidade Sorriso
Os seis biarticulados Scania rodarão no Eixo Norte-Sul (Linha Santa Cândida – Capão Raso). O potencial de passageiros transportados deverá chegar a 90 mil/dia útil. O perfil dos passageiros que utilizam esse itinerário é bem diversificado, tendo em sua maioria estudantes e trabalhadores. De acordo com Gulin, os seis novos veículos vão substituir outros com vida útil vencida. Trata-se de renovação de frota. Em média, por dia, os ônibus vão rodar 10 horas. Já na previsão de rodagem mensal cada biarticulado deverá  atingir, em média 5.500 mil km.

As seis unidades entrarão em operação ainda no primeiro semestre deste ano.

Moderno sistema de gestão de frota: o primeiro de ônibus urbanos no Brasil
A Viação Cidade Sorriso adquiriu também o PMS Fleet Care, o mais novo serviço da marca. Com isso, fez história ao se tornar a primeira empresa de ônibus urbano a utilizar o serviço, que pensa a gestão completa do cliente. A conectividade, por meio dos Serviços Conectados Scania, são a base de tudo. Para garantir e mensurar a disponibilidade numa frota é necessário o uso de ferramentas inteligentes. O Fleet Care é o novo aliado do cliente, e tem cinco pilares principais que o tornam o serviço mais completo da fabricante. Ele funciona por meio de um gestor coordenado pela rede de concessionárias da fabricante. No caso da Sorriso pela Casa Cotrasa.

TEXTO: Lucas Duarte

Com informações: Scania
Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA