A volta dos caminhões FNM? Designer projeta o futuro dos caminhões Alfa Romeo

Sucesso entre as décadas de 40 e 70, os icônicos caminhões FNM (Fábrica Nacional de Motores) deixaram sua marca na história do transporte rodoviário de cargas brasileiro. 
No período em que foram produzidos e comercializados no país, os modelos tiveram diferentes fornecedores, dentre eles a fabricante italiana Alfa Romeo que, na década de 50 era a principal inspiração dos modelos fabricados no Brasil. Já na década de 60, mais precisamente em 1968, a marca italiana adquiriu a fábrica e as operações da FNM no Brasil, figurando-se como uma das das primeiras privatizações do país e produzindo caminhões até meados de 1979.
Mas e hoje? Se a Alfa Romeo, conhecida pelos carros de luxo fabricados atualmente, voltasse a fabricar caminhões, como seriam? Caberia ainda uma nova derivação e ressurgimento dos modelos FNM? 
Infelizmente são perguntas que no momento não possuem respostas concretas, mas que podem alimentar a imaginação e a criatividade de entusiastas, transportadores e até designers, como aconteceu nesta semana na Coréia do Sul, mais precisamente na capital do país oriental, Seul. 
Inspirado no design único, exótico e luxuoso dos atuais carros produzidos pela Alfa Romeo, o coreano Taekang Lee, divulgou nesta semana uma série de imagens que projetam como seriam os caminhões da Alfa Romeo, caso a marca italiana voltasse a investir e a apostar no segmento de pesados. 
O grande destaque fica por conta do design futurístico que incorpora por toda a dianteira do modelo a icônica grade Scudetto dos modelos Alfa Romeo, além de detalhes nas grades inferiores e nos faróis que remetem ao Stelvio, SUV produzido pela marca italiana atualmente. 
Complementam o projeto, linhas arrendondadas e modernas que partem da dianteira do modelo e se prolongam por toda a lateral, incluindo os vidros laterais, para-lamas e que dão origem a um teto que à primeira vista demonstra-se extremamente aerodinâmico. A lateral do projeto é complementada ainda pelo icônico Quadrifoglio Verde (trevo de 4 folhas), o amuleto da sorte da Alfa Romeo. 
Apesar de ser apenas uma projeção, o modelo aguça bastante a criatividade e os sonhos de muitos, principalmente daqueles que são apaixonados por veículos, sejam eles carros, caminhões ou ambos. Confira abaixo mais detalhes do projeto e nos diga, o modelo teria espaço no atual mercado de caminhões brasileiro e europeu?
TEXTO: Lucas Duarte
FOTOS: Behance - Taekang Lee
Caminhões e Carretas 
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

5 comentários:

  1. coloca nele um bom motor acima de 500CV e nao tem como fracasar !!

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindo o desenho,tem que ter um bom Motor,com uma grande transmissão.

    ResponderExcluir
  3. Que bom seria se a Alfa Romeu investisse nessa odeia, aquele que foi rei nunca perde a majestade.

    ResponderExcluir
  4. Tive um D11 e um 210 caminhão bom,comecei com ele

    ResponderExcluir