Decreto presidencial pode garantir posse de armas a caminhoneiros

Ao apagar das luzes de 2018, mais precisamente no dia 29 de dezembro, o recém-eleito e empossado Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, reforçou uma das promessas de campanha e afirmou por meio das redes sociais que por meio de decreto a posse de armas aos cidadãos que não possuem antecedentes criminais. 
Já na primeira semana de 2019, Bolsonaro, em entrevista ao sistema brasileiro de televisão (SBT), afirmou que o decreto que flexibilizará a posse de armas será publicado ainda em janeiro. Ainda segundo o Presidente, a medida que vai tirar a “subjetividade” do Estatuto do Desarmamento foi sugerida e vem sendo trabalhada como prioridade em conjunto com o Ministro da Justiça, Sérgio Moro. 
O decreto a ser editado pelo governo diz respeito à posse de arma de fogo, que permite ao cidadão ter a arma em casa ou no local de trabalho. Já o porte diz respeito à circulação com arma de fogo fora de casa ou do trabalho.
Sem se alongar muito, Bolsonaro disse que também flexibilizará o porte de arma. “A questão do porte vamos flexibilizar também, pode ter certeza. Podemos dar por decreto, porque tem alguns requisitos para cumprir. E esses requisitos são definidos por decreto.”, destacou. 
Posse e porte de armas a caminhoneiros 
Caso a medida prometida por Bolsonaro seja colocada em prática, o Projeto de Lei 10.205/2018, que concede a posse de armas aos caminhoneiros, com uso restrito ao interior dos caminhões, poderá ganhar nova visibilidade nas discussões e também ser colocado em prática em paralelo com o decreto federal, uma vez que o caminhão pode ser considerado como casa ou local de trabalho do próprio caminhoneiro. 
Apresentado em maio de 2018, durante o XVIII Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, o Deputado Federal Professor Victório Galli (PSL/MT) autor da proposta ressaltou a insegurança e sofrimento diário de caminhoneiros diante dos frequentes ataques de bandidos em rodovias e nas grandes cidades. 
"Sou a favor da posse de armas para os caminhoneiros que arriscam suas vidas pelo Brasil afora para trazer o sustento de suas famílias", argumentou o deputado no teor do projeto. 

LEIA: Projeto de lei autoriza posse de armas a caminhoneiros

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas 
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

9 comentários:

  1. So vai aumentar a carnificina nas estradas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim . Ladrão e vagabundo VÃO começar a morrer .

      Excluir
  2. diminuiara os assaltos a caminhoneiros principalmente em estradas desertas

    ResponderExcluir
  3. Sou caminhoneiro só eu sei e os meus companheiros sabem as condições que passamos então que seja bem vindo nosso porte de armas...

    ResponderExcluir
  4. Libera o porte para todos que tem bons antecede, os bandidos batem porte automático.

    ResponderExcluir
  5. Concordo !! Com certeza os bandidos irão pensar mais vezes antes de assaltar os motoristas .....

    ResponderExcluir
  6. Não sou caminhoneiro mas sou totalmente a favor do porte de armas para eles.

    ResponderExcluir
  7. Não sou caminheiro, mas apoio o porte de armas para caminheiros sim. ...

    ResponderExcluir
  8. Sabendo que estamos armados vão pensar duas vezes antes de atacar,, eu Carlos Melo sou a favor que Deus nos abençoe

    ResponderExcluir