Facchini

Novos motores Scania de 7 litros registram grande economia de combustível em operações reais no Brasil

Dentre as grandes novidades que fazem parte do recém-chegada nova geração de caminhões Scania, estão os novas opções de motorização e potência. Destaque para a inédita motorização de 7 litros com três opções de potência, 220 cv, 250 cv e 280 cv.

LEIA: Scania apresenta 6 novas potências ao mercado brasileiro 


Para garantir o melhor desempenho da nova geração bem como dos novos motores nas operações de transporte brasileiras, a Scania contou com a colaboração de seus principais clientes. No segmento de semipesados a empresa escolhida foi a Rápido ABC, de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. 

Com uma frota de caminhões pesados 100% Scania, a empresa foi convidada para testar em suas operações o inédito semipesado com P 280 equipado com a nova motorização de 7 litros. O modelo de testes batizado de Kenya, foi empregado em rotas de até 2.400 quilômetros, entre Caxias do Sul e São Paulo.

“Ultimamente aumentamos a frota de caminhões semipesados. Eles economizam combustível, que é o nosso maior gasto. Como são mais leves com menos eixos, também economizamos em pedágios. Assim, para cargas leves, os caminhões de distribuição são muito mais lucrativos devido aos menores custos operacionais. Além disso, os caminhões de distribuição viajam com maior velocidade e, consequentemente, são mais eficientes para esses tipos de entregas”, destacou Rafael Rech, diretor administrativo da Rápido ABC.

Em pouco mais de um ano de testes nas operações da empresa gaúcha, o semipesado da nova geração Scania equipado com motor de 7 litros garantiu uma redução de 12% no consumo de combustível em relação aos modelos anteriores. Segundo o executivo da empresa, o novo semipesado se destacou ainda pelo elevado nível de conforto e segurança. 


“A primeira coisa que você nota é a boa ergonomia - tudo está ao alcance. Você percebe que a Scania examinou meticulosamente a ergonomia e alcançou essas melhorias. Você tem uma visão ampla sem pontos cegos. Ao dirigir, o conforto é incrível. Eu posso comparar este caminhão a um carro de passeio e é mais confortável, especialmente para longas distâncias. Com o desempenho do motor, não parece dirigir um caminhão carregado ”, revelou Rech. 

Alison Salvador, foi o motorista da Rápido ABC escolhido para trabalhar diariamente com o modelo de testes. “É uma experiência gratificante e muito interessante para nós testarmos esse caminhão. Conhecemos um produto que ainda não foi lançado e, ainda mais satisfatório, por ver todas as vantagens deste novo produto.”, destacou o motorista.

O profissional também destacou aspectos de segurança, conforto e desempenho durante as operações. “Ultrapassou minhas expectativas. É um caminhão sem pontos cegos, com ótima ergonomia e ótima dirigibilidade. Você não se cansa de dirigir. Eu dirijo o Quênia carregado com o peso bruto máximo sem problemas. Em suma, é um caminhão que atende às necessidades de todos os motoristas.”, completou. 

Diante dos benefícios colhidos durante a fase de testes, a Rápido ABC confirmou a aquisição de modelos da nova geração para a frota da empresa. “Não apenas comprarei o produto, mas também recomendarei o caminhão para amigos, conhecidos e pessoas do setor de transporte. Muitos sabem que estou testando esse caminhão e me perguntam sobre minhas impressões. É simplesmente impossível não recomendar o caminhão ”, finalizou Rech. 
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA