Facchini

IVECO Hi-Road estreia no mercado brasileiro

Atenta a retomada do mercado brasileiro de caminhões que deve fechar 2018 com 85 mil unidades vendidas, a IVECO, marca da CNH Industrial, um dos principais grupos do setor de bens de capital do mundo, apresentou nesta semana mais uma novidade para o segmento de pesados.

Batizado de Hi-Road, o novo pesado que será comercializado a partir de janeiro de 2019, chega ao Brasil com a missão de ser o caminhão certo para um novo tempo, oferecendo conforto, robustez e baixo custo operacional. “Esse caminhão é o modelo adequado para o atual momento econômico, que pede um produto com baixo custo de operação, conforto para o motorista e a robustez que o segmento exige”, destaca Ricardo Barion, diretor de Marketing e Vendas da IVECO para a América Latina.

Ideal para operações de médias e longas distâncias, o Hi-Road será disponibilizado nas versões 4X2, 6X2 e 6X4, com motores Cursor 9 e 13, da FPT Industrial, com seis cilindros em linha. O Cursor 9 tem potência de 360 cv (4X2), e o Cursor 13 tem duas faixas de potência, 400 cv (4X2 e 6X2) e 440 cv (4X2, 6X2 e 6X4), com torque máximo de 2.250 Nm. O trem de força é complementado pela transmissão automatizada de 16 velocidades à frente + duas marchas à ré. 

“O segmento de pesados no Brasil representa 37% do mercado total de caminhões. O Hi-Road promove flexibilidade nas aplicações com diversas opções de tração, além de potências variadas e dois entre-eixos”, ressalta Barion. 


A rentabilidade atrelada ao baixo custo operacional do novo modelo é reforçada pelas melhorias que a engenharia da IVECO promoveu recentemente e que também estão presentes na linha Hi-Way, como por exemplo, nova turbina, nova calibração e aumento de torque no motor. Destaque também para a menor tara do segmento, que contribui para a redução de custos com combustível. “O caminhão foi projetado para estar disponível o maior tempo possível na operação do cliente. Isso se traduz em eficiência para a empresa”, afirma Barion. De série, a linha Hi-Road contará ainda com dois tanques com capacidade total para 900 litros de diesel (600 l + 300 l).

A cabine do inédito Iveco Hi-Road é outro grande destaque, além de nova é a mais leve do mercado, o que potencializa o uso do caminhão proporcionando aumento da capacidade de transporte e diminuição no consumo de diesel. Destaque para o teto alto de série, para-sol, defletor de ar lateral com maior aerodinâmica e defletor inferior. 

Na parte interna o conforto, comodidade, ergonomia e praticidade chamam a atenção graças ao elevado número de itens de série, como por exemplo, trio elétrico (vidro e trava elétrica, além do retrovisor aquecido e elétrico), bancos High Comfort, ar-condicionado e climatizador, rádio com CD, MP3 e entrada USB, volante com comandos integrados, box térmico, elevado número de porta-objetos e cabine com suspensão pneumática - com quatro bolsas.

Além do número significativo de itens de série, a IVECO oferece como opcionais para a linha Hi-Road, rodas de alumínio, defletor de ar e geladeira de 23,8 litros. 

De acordo com a montadora, o Hi-Road é fruto de um investimento de US$ 30 milhões e resultado de dois anos e três meses de trabalho e desenvolvimento. Com o lançamento a clássica linha Stralis deixa de produzida e comercializada no país.
TEXTO: Lucas Duarte
FOTOS: Mperez 
Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA