Facchini

Randon New R

Carreta Jornalismo em Movimento promove ações no Largo da Batata em São Paulo

Informações falsas têm 70% mais chances de viralizar do que notícias verdadeiras e alcançam muito mais gente, segundo estudo realizado por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês), dos Estados Unidos. Diante deste cenário, um grupo de empresas e veículos de comunicação criou um projeto inovador: JORNALISMO EM MOVIMENTO – Combate às Fake News, uma carreta de, aproximadamente, 15 metros de comprimento que iniciou sua trajetória em 6 de novembro e já passou por Guarulhos, Taboão da Serra, São Bernardo do Campo e finalizará sua primeira etapa de conscientização em São Paulo, onde ficará de 3 a 15 de dezembro no Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital paulista.
“O objetivo desta ação é facilitar o acesso à informação de qualidade, estimulando o público a refletir sobre a forma como recebe, absorve e compartilha uma notícia, criando um maior senso crítico e engajamento na sociedade”, explica Leandro Siqueira, responsável pela Comunicação da Truckvan e curador de conteúdo do projeto.
Dentro da Unidade Móvel, o público poderá conhecer mais sobre o termo “Fake News” e como elas se propagam e disseminam inverdades, causando terríveis consequências. Para impactar as pessoas e incentivá-las a participar, haverá quizzes gamificados, valendo pontuações e a entrada no Escape The Fake, jogo de fuga com enigmas jornalísticos que precisam ser desvendados em no máximo 20 minutos.
Especialistas em checagem de fatos, jornalistas e autoridades dos mais diversos assuntos participarão de debates na carreta e ficarão à disposição para esclarecer dúvidas da população sobre “Cuidado com os Animais”, “Viagens”, “Futebol” e temas variados.
As Rádios Bandeirantes e BandNews FM transmitirão alguns programas ao vivo direto da Unidade Móvel.
O Projeto JORNALISMO EM MOVIMENTOCombate às Fake News é uma iniciativa da DeMello Consultoria, Truckvan e Grupo Band Rádios e conta com patrocínio da Anhanguera Educacional por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Apoio institucional da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e parceria da Comunicação Integrada, Boatos.org, Canaltech e UOL.

Serviço:
JORNALISMO EM MOVIMENTO – Combate às Fake News
Local: Largo da Batata – São Paulo
Data: 3 de dezembro a 15 de dezembro de 2018
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 19h (não funcionará no domingo, dia 9/12)
Entrada gratuita
FONTE: Truckvan 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA