Facchini

Recorde de autonomia: Iveco Stralis movido a gás percorre 1.728 km sem reabastecer

Exatamente 1 ano após o lançamento no mercado europeu, o Iveco Stralis NP 460, equipado com motorização a gás, estabeleceu um novo recorde de autonomia, superando inclusive a marca estabelecida pela própria montadora.


Equipado com o motor FPT Cursor 13 de 460 cv a 1.900 rpm e torque de até 2.000 Nm a 1.100 rpm, transmissão automática Hi-Tronix de 12 velocidades e atrelado a um semirreboque de três eixos com 30 toneladas de carga, o Stralis NP 460 completou a viagem de 1.728 km entre Londres e Madri sem a necessidade de reabastecimento, batendo a autonomia oficial de 1.600 km definida pela montadora italiana.

Martin Flach, diretor de combustíveis alternativos da IVECO, disse que era uma chance de colocar o mais recente motor a gás "para realizar o teste final".


“Nós enchemos o tanque antes de sairmos de Londres, e a primeira vez que paramos para abastecer foi em Madri, dois dias e meio depois. Funcionar com 100% de potência natural significa que não há necessidade de diesel ou AdBlue, tornando-se a solução mais simples para o gestor da frota e para o condutor. ”

Apesar do tráfego pesado no lado do Reino Unido, um forte vento contrário na França e nas estradas montanhosas espanholas, o Stralis NP registrou um consumo médio de combustível de 22,6 kg / 100 km. E se comparado com um modelo equivalente a diesel, o Stralis NP 460 movido a gás natural alcançou uma economia de combustível de 200 euros em uma única viagem de ida.

A jornada recorde foi planejada pela própria iveco através do MyBestRoute, um aplicativo baseado na Web desenvolvido pela Michelin para clientes do Stralis NP. A ferramenta permite que os usuários selecionem a rota ideal para qualquer jornada europeia, incluindo o planejamento de estações de reabastecimento de GNL, e fornece custos de viagem para caminhões a diesel e a gás natural.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA