Facchini

A volta de uma lenda: Designer europeu projeta o novo Volvo NH

Doze anos após a extinção das linhas de produção brasileiras e europeias, os caminhões bicudos seguem sendo um dos assuntos mais comentados e polêmicos entre entusiastas, especialistas e engenheiros do segmento de transporte de cargas.   

O fim da produção destes clássicos e consequentemente a substituição por modelos com cabine avançada (frontal) é justificada principalmente pela força da legislação tanto brasileira quanto europeia, que limita o comprimento das combinações de veículo (CVC) e pela priorização da capacidade de carga. 

Dentre os modelos que ainda deixam saudade, destaca-se o Volvo NH, substituto das linhas N e NL e produzido no Brasil de 1999 a 2006. Baseado nos consagrados modelos FH e FM, o Volvo NH chegou a ser comercializado em outros países da América Latina, América Central, Europa, Ásia, África, Oriente Médio., com potências entre 340 cv e 460 cv.

Nesta quinta-feira (4), o Volvo NH voltou a ser um dos assuntos mais comentados nas redes sociais após ganhar um projeto moderno que reacendeu a paixão e a esperança pela volta dos consagrados modelos bicudos. 


Felix Ludwig, designer alemão especializado na criação de mods para simuladores de caminhão, como por exemplo, o Euro Truck Simulator 2, divulgou em suas redes sociais uma projeção de como seria um novo Volvo NH, baseado na atual linha FH. 

Batizado de NH 750, o modelo mantém as modernas linhas do atual FH mas com um toque a mais de robustez graças a introdução de um capô. Destaca-se ainda a perfeita harmonia o conjunto de faróis, a atual grade frontal e o novo capô. 

Apesar de não ser um projeto oficial da montadora sueca, o modelo cria uma grande expectativa entre os fãs da marca e da linha NH, uma vez que existem várias discussões e projetos de lei que priorizam o retorno dos modelos bicudos ao mercado europeu a partir de 2022. 

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas 

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA