Facchini

Scania Zone é novidade da montadora sueca no IAA 2018

A Scania terá outra novidade na IAA 2018 (Salão Internacional de Veículos Comerciais) realizada em Hannover, Alemanha, de 20 a 27 de setembro. Trata-se do Scania Zone um pacote opcional de serviços do Fleet Management da marca. Ele permite que o cliente associe uma regra (como ‘velocidade máxima de 15 km/h’) a uma zona geográfica predefinida, de modo que, quando o veículo entra nesse perímetro, cumpra automaticamente as normas estabelecidas. As regras podem ser tanto informativas, alertando o motorista, ou voluntárias, que altera o comportamento do veículo.
“Scania Zone é a ferramenta perfeita para otimizar a aceitação de caminhões em todos os tipos de áreas determinadas sensíveis ou congestionadas”, afirma Clara Wallin, gerente da divisão global de Soluções Sustentáveis ​​de Serviços Conectados Scania. “O motorista agora pode pré-definir como e quando seu caminhão deve operar de acordo com algumas regras de tráfego com relação à velocidade, ruído e outras emissões. Isso obviamente levará a uma maior sustentabilidade e maior segurança.”
O Scania Zone facilita a regulagem das configurações de um veículo por meio do Scania Fleet Management, serviço que faz a gestão completa de frotas por meio da conectividade. As zonas podem ser grandes áreas geográficas, bem como seções mais limitadas ao longo de uma rodovia particular. Elas também podem ser definidas por um determinado período de tempo: durante a noite, por exemplo. E finalmente, quando o veículo chega ao limite pré-estabelecido, ele volta à operação normal novamente.
“Muitas cidades da Europa já estão implementando diferentes modelos de zonas com o objetivo de melhorar a qualidade do ar, segurança ou áreas congestionadas”, diz Wallin. “Emissões de ruídos também estão limitados a 72 dB de acordo com o PIEK (acordo de regulamentação de emissões de ruído), como um padrão estabelecido por vários países. Com o serviço do Scania Zone torna-se muito mais fácil o cumprimento das conformidades.”
As regras já pré-estabelecidas pela Scania incluem: limite de velocidade, baixas emissões (como emissões zero no escapamento ao trafegar como híbrido), pouco ruído (condução elétrica) e o controle geral do caminhão e do implemento (por exemplo, ligar as luzes do farol ao dirigir em um pátio da escola). Estas informações representam apenas uma pequena parte, dentre um universo potencial, do que estará disponível no futuro para diferentes aplicações.
FONTE: Scania 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA