Facchini

Scania apresenta colete conectado que aumenta a segurança do caminhoneiro

Além da apresentação completa da nova geração de caminhões com destaque para os novos modelos híbridos, a Scania revelou uma atração surpresa no IAA 2018 (67º Salão Internacional de Veículos Comerciais), feira que começou no último dia 20 e será realizada em Hannover até esta quinta-feira (27).


Trata-se de um colete segurança conectado, desenvolvido para trabalhar como um auxílio protetor para os condutores de caminhões, expandindo a segurança de cada profissional durante as viagens. Batizado de Scania C-me, o colete conta com funções de comunicação integradas, como sistemas de iluminação automática e alertas de acidente/alarme, com conexão via Bluetooth.


“O colete Scania C-me alia inteligência, visibilidade e segurança, que elevam o nível de proteção do condutor,” comenta Peter Hellberg, gestor de Produto de Acessórios para Veículos na divisão global da Scania. 

De acordo com a montadora sueca, todas as funcionalidades do C-me são gerenciadas por um app com múltiplas possibilidades de configuração, como nível de iluminação, as condições exteriores, o número de emergência, dentre outros, que podem ser ajustadas de acordo com a preferência de cada motorista. 



Conectado ao celular do motorista via Bluetooth, a aplicação do telefone transmite o alarme e a posição real do motorista ao Scania Fleet Management, o sistema de gestão de frotas Scania, ou a um número de emergência pré-estabelecido. A aplicação ainda é capaz de fornecer dados sobre o motorista, como por exemplo, o número de vezes que entrou e saiu da cabine, além de outras informações relevantes referentes a condução. 

“Isto é realmente algo que podemos chamar de ‘sexto sentido’. Uma peça de vestuário que fica em constante estado de alerta e que pode, de fato, fazer a diferença em situações que coloquem a vida do motorista em perigo”, explica Hellberg. “Cabe a cada usuário decidir com que nível de acompanhamento se sente confortável. Mas, estou convencido de que se alguém cair do caminhão durante uma entrega, e se ferir gravemente, gostaria de receber uma rápido atendimento emergencial.” 

O colete Scania C-me estará disponível na rede de concessionárias da montadora na Europa até o final de 2018.

TEXTO: Lucas Duarte

Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA