Facchini

Ford apresenta Cargo 3031 8x2

Dando sequência renovação da linha de caminhões e reforçando a estratégia de negócios fundada em três pilares: produto, serviço e relacionamento, a Ford acaba de apresentar ao mercado brasileiro o Cargo 3031 8x2. 
Equipado com segundo eixo direcional original de fábrica que oferece grande versatilidade em suas diferentes configurações, o novo Ford Cargo 3031 8x2 chega ao mercado com peso bruto total homologado de 29.000 kg e capacidade técnica de 30.150 kg, com carga útil mais carroceria de até 20.846 kg.
“Com o novo Cargo 3031 8x2, os clientes que precisam de um caminhão com maior capacidade de carga não têm mais de instalar o segundo eixo direcional no Cargo 6x2 em empresas parceiras. Eles agora contam com uma solução original, com garantia de fábrica, sem precisar esperar pela instalação do componente”, diz Oswaldo Ramos, diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford Caminhões.
O novo modelo ainda conta com opção de cabine simples ou leito, dois comprimentos de chassi: longo, com 5.300 mm, e extralongo, com 6.300 mm, o maior da categoria e a possibilidade de ser equipado com tanque de combustível simples (275 L) ou duplo (550 L).
O sistema de direção com segundo eixo esterçante do Cargo 8x2 foi objeto de um desenvolvimento especial, assim como a suspensão, para oferecer máximo desempenho, segurança e conforto. O veículo tem um diâmetro de giro de 22,50 m na versão com entre-eixos de 5.300 mm e de 26,30 m na versão com entre-eixos de 6.300 mm.
“O segundo eixo direcional instalado de fábrica melhora a dirigibilidade, além de aumentar a vida útil dos pneus. Assim como o quarto eixo, ele pode ser suspenso quando o caminhão está vazio, reduzindo o desgaste e o custo de pedágio”, destaca Luís Fernando Caldo, gerente de Engenharia de Chassis da Ford Caminhões.
As novidades do novo Cargo 3031 8x2 não se restringem apenas ao segundo eixo direcional original de fábrica. O modelo conta com o novo motor ISB 6.7 L, com potência de 306 cv (@ 2.100 rpm) e torque de 1.100 Nm (@ 1.100 rpm). O torque elevado chama a atenção também pela ampla faixa de rotação em que está disponível, de 1.100­-1.900 rpm, que se traduz em respostas prontas nas retomadas e ultrapassagens.
Além da transmissão manual, o Cargo 3031 8x2 tem a opção da transmissão automatizada Torqshift, que usa tecnologia avançada para proporcionar durabilidade, economia e produtividade, com mais conforto para o motorista. De construção robusta, ela se caracteriza pelo funcionamento contínuo e suave, sem solavancos, com recursos que otimizam o desempenho, o rendimento e a segurança do caminhão.
“A principal vantagem da transmissão Torqshift é igualar o desempenho dos motoristas ao melhor da frota, fazendo as trocas de marcha no momento ideal para economizar combustível e poupar o equipamento”, explica Luís Fernando Caldo.
Além de piloto automático inteligente, que mantém a velocidade constante em subidas e descidas e torna a direção mais tranquila, a transmissão Torqshift conta com assistência de partida em rampa, que segura o caminhão por até 3 segundos em inclinações acima de 3%. Dispõe também da função “Low” para descidas, indicador de marcha no painel e dois modos de condução: Performance e Economia, com um escalonamento que garante alto torque em subidas e inclinações.
Ideal para operações com carrocerias do tipo baú, carga seca, sider, guindaste, graneleiro ou tanque, o novo modelo percorreu mais de 200.000 km de rodagem no Campo de Provas da Ford em Tatuí, SP, e estradas públicas de diferentes perfis. O programa incluiu ainda mais de 10.000 horas de simulações virtuais dos principais componentes do veículo. 
Assim como os demais modelos Cargo e Série F, o novo Cargo 8x2 é produzido na moderna fábrica da Ford Caminhões em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Oferta de lançamento
Como oferta de lançamento, o Cargo 3031 8x2 conta com um programa de financiamento subsidiado, com entrada de 20% e pagamento em 48 meses com taxa de 0,96%. O plano, na modalidade de crédito direto ao consumidor, inclui uma carência de 90 dias para o pagamento da primeira prestação.
A marca também oferece um pacote especial de manutenção para o modelo com três opções de contratos Ford Service, que podem incluir desde revisões e itens de desgaste até assistência completa.
TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: Ford
Blog Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA