Facchini

DAF Trucks inova no IAA 2018 com caminhões elétricos

"Orgulhosa de sua herança, líder atualmente e preparada para o futuro" é o tema da DAF Trucks no salão IAA 2018, que acontece em Hanover, na Alemanha, de 20 a 27 de setembro. A marca exibe sua linha completa de produtos e serviços líderes no setor, que resultam de 90 anos de tradição no desenvolvimento de soluções de transporte inovadoras.
A DAF Trucks é líder no mercado europeu de cavalos mecânicos e é a marca número 1 em eficiência de combustível, tempo de atividade, confiabilidade e conforto do condutor. Essa liderança é demonstrada pelos avançados caminhões LF Electric, CF Electric e CF Hybrid Innovation, que estão expostos na maior feira de caminhões da Europa e fazem parte da visão da DAF sobre o transporte no futuro.
O estande da DAF, localizado no corredor 17, ocupa uma área de 2.500 m2 e apresenta toda a linha de produtos rodoviários e profissionais que ditam o padrão em termos de qualidade, baixo custo operacional e desempenho dos veículos. Entre os caminhões em exposição estão o LF para transporte de distribuição, o versátil CF projetado para uma ampla variedade de aplicações, e o extrapesado XF para transporte pesado e de longa distância. O CF e o XF, inclusive, foram eleitos "Caminhão Internacional do Ano de 2018" por seu pacote abrangente de inovações técnicas, resultando em um aumento de 7% na eficiência de combustível. Já o DAF LF recebeu o prêmio "Fleet Truck of the Year 2018" no Reino Unido .
Além de seus produtos inovadores, a DAF Trucks destaca no IAA 2018 a gama completa de serviços que inclui as empresas PACCAR Financial, PacLease, PACCAR Parts, DAF MultiSupport Repair and Maintenance e o sistema de gestão de frotas DAF Connect.

Transporte rodoviário com zero emissão de poluentes
Para destacar o objetivo da DAF de fortalecer ainda mais sua posição de líder no setor em termos de eficiência de combustível e baixas emissões, a DAF Trucks exibe uma linha completa de caminhões elétricos no IAA 2018. São eles o LF Electric e o CF Electric para distribuição urbana média e pesada, além do CF Hybrid para distribuição intermediária, com zero emissões e melhor eficiência em áreas urbanas. Estas soluções inovadoras foram desenvolvidas para melhorar a qualidade do ar local nas cidades, bem como reduzir as emissões de CO².

DAF LF Electric Innovation
O DAF LF Electric é um caminhão totalmente elétrico de 19 toneladas, com zero emissões de poluentes, para distribuição urbana. O caminhão possui tecnologia Cummins com motor elétrico de 195 kW/266 cv (com pico de 250 kW/340 cv).
O motor é alimentado por uma bateria de 222 kWh, oferecendo alcance de até 220 quilômetros com o caminhão totalmente carregado, ideal para distribuição urbana. Como a bateria é modular, a capacidade poderá ser dimensionada para atender o alcance exigido pelos clientes.
DAF CF Electric Innovation
O DAF CF Electric é a solução ideal de emissão zero para distribuição urbana, que exige maiores cargas e volumes. Isso inclui aplicações em que os semirreboques de eixo simples ou duplo são padrão, tais como para entregas em supermercados.
O CF Electric 4x2 pode ser usado em aplicações de até 37 toneladas de Peso Bruto Total Combinado. O caminhão usa a avançada tecnologia VDL E-Power com motor elétrico de 210 kW/286 cv (pico: 240 kW/326 cv), que recebe energia da bateria de íons de lítio de 170 kWh.
O CF Electric tem um alcance de aproximadamente 100 quilômetros, o que é adequado para aplicações de distribuição urbana de alto volume. O carregamento rápido das baterias pode ser feito em 30 minutos, ou com carga completa em apenas 1,5 hora. Ou seja, o tempo de carga e descarga do frete poderá ser usado para carregar a bateria.

DAF CF Hybrid Innovation
O DAF CF Hybrid foi desenvolvido para rodar eletricamente com zero emissões em áreas urbanas, ao mesmo tempo em que oferece uma maior variedade de aplicações graças à mais recente tecnologia de diesel ultra limpo. A combinação de energia elétrica e diesel garante a mais alta eficiência logística.
O sofisticado DAF CF Hybrid conta com o motor PACCAR MX-11 de 10,8 litros (330 kW / 450 cv), que atua com o motor elétrico ZF (75 kW / 100 cv e pico: 130 kW/175 cv) em combinação com a transmissão ZF TraXon.
O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 85 kWh, que permite rodar no modo totalmente elétrico com autonomia de 30 a 50 quilômetros, dependendo do Peso Bruto Total Combinado. As baterias podem ser carregadas pelo motor diesel durante as operações na estrada, enquanto a carga completa leva 30 minutos e, para uma carga de 80%, são 20 minutos.
Fora das áreas urbanas, o CF Hybrid é alimentado pelo limpo e eficiente motor a diesel PACCAR MX-11, com tecnologia híbrida que oferece economia adicional de combustível graças à gestão de energia inteligente. A energia regenerativa é capturada durante a frenagem e ao usar controles relacionados à velocidade, tais como o controlador de velocidade em descida e o controlador de velocidade. O e-PTO, opcional, pode ser usado para acionar equipamentos de refrigeração em semirreboques para transporte com temperatura controlada.

Estratégia focada no cliente
"Nossa prioridade com as inovações é oferecer valor aos nossos clientes", afirmou Ron Borsboom, membro do Conselho de Administração da DAF e responsável pelo desenvolvimento de produtos. “Nossa abordagem sempre foi, e sempre será validar totalmente nossas inovações antes do lançamento. Essa estratégia focada no cliente prossegue com caminhões elétricos e híbridos. Emissões zero e baixos níveis de ruído poderão ser exigidos no futuro, à medida que as cidades anunciam suas intenções de criar zonas de emissão zero, o que poderá levar nossos clientes à necessidade de ter uma ampla variedade de soluções para atender às suas necessidades.”
Os caminhões LF Electric e CF Hybrid estão previstos para começar a rodar em testes em 2019. A DAF Trucks estará pronta para introduzir esses caminhões de última geração no mercado.
FONTE: DAF 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA