Facchini

Randon New R

Amaggi avalia compra de até 500 caminhões para a safra

O tabelamento do frete estabelecido pela Medida Provisória 832/2018 e transformado em lei recentemente após sansão do Presidente Michel Temer, segue causando grande polêmica nos setor produtivo brasileiro, especialmente no agronegócio. 
Nesta semana, em entrevista ao portal Valor Econômico, a Amaggi, maior empresa de comercialização de grãos nacional, revelou um possível investimento em uma frota própria de caminhões após o governo federal impor uma tabela de preços pré-fixados para o frete rodoviário. 
Segundo Judiney Carvalho, CEO da Amaggi, a empresa avalia uma compra entre 300 e 500 conjuntos novos já para esta safra. Ainda segundo a Amaggi, atualmente são necessários cerca de 5 mil caminhões para operar em toda a cadeia - entre fazendas e armazéns, fábricas de processamento e portos por onde o produto é exportado.
"A safra 2018 ainda tem muita coisa pra ser comercializada. E era pra gente já estar comercializando a safra 2019. Na verdade, a coisa toda parou no agronegócio", afirmou o executivo. "Em geral, as tradings começam as compras de grãos da safra seguinte em maio e junho", completa.
Ainda de acordo com a Amaggi, os novos caminhões serão empregados inicialmente em rotas consideradas mais importantes para a companhia. Caso o tabelamento do frete seja mantido, a empresa dará continuidade na aquisição e ampliação da frota em 2019.  "Vai ser a dor do parto entrar num setor que a gente não domina. Vamos ter que apanhar um pouco, como tudo no começo", ressalta o executivo. 
Para cada conjunto, a empresa estima um investimento de R$ 550 mil a R$ 600 mil.

TEXTO: Lucas Duarte
Com Informações: Valor
Blog Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA