Facchini

IVECO Daily comemora 40 anos de sucesso

A Iveco Daily, completa neste ano o seu 40º aniversário. Ao longo deste período, o modelo destinado a aplicações comerciais leves passou por quinze importantes inovações e conquistou dezesseis renomadas premiações no segmento. 
Lançado pela primeira vez em 1978, o Daily revolucionou o transporte comercial leve com seu chassi derivado de caminhão com tração traseira, suspensão dianteira independente, capacidade de carga de 17 metros cúbicos e 210 cm de altura na versão furgão. Além disso, o modelo foi o primeiro da industria a ser alimentado por um motor diesel de 2,5 litros. Todas estes atributos conferiram versatilidade, confiabilidade e eficiência exclusivas. 
Pouco tempo depois, a linha Daily recebeu as primeiras inovações e versões, como por exemplo a versão 4x4 em 1984 e a versão TurboDaily no ano seguinte, que se tornou o primeiro veículo comercial leve a introduzir a tecnologia turbodiesel.
Em 1996 a linha Daily ganhou uma nova opção de motorização, além da consagrado turbodiesel de 2,5 litros a montadora passou a oferecer um potente motor de 2,8 litros. Já em 1998, a Iveco deu os primeiros passos rumo a sustentabilidade ambiental ao apresentar o ECODaily, o primeiro veículo comercial leve equipado com um motor a Gás Natural Comprimido (GNC).
Já nos anos 2000, a renomada linha Daily desembarcou em solo brasileiro. Quatro anos mais tarde, em 2004, a família Daily é ampliada novamente, com uma oferta mais potente com um motor turbodiesel de 3,0 litros, atingindo até 176 cv. No mesmo ano, a linha Daily também passou a ser produzida na China. 
Em 2006, a família Daily recebeu um novo design e passou a contar pela primeira  vez com o ESP (Electronic Stability Program), que regula o manuseio do veículo durante a direção e a frenagem. Três anos depois, em 2009, a linha Daily é ampliada novamente com a introdução de modelos que atendem o segmento de 7 toneladas. Também em 2009, o inovador Daily Electric é lançado. No ano seguinte, 2010, a linha Daily registrou a expressiva marca de 2 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
Hoje, em sua geração, o Iveco Daily confirma todo o pioneirismo e inovação proporcionados pelos 40 anos de presença no mercado mundial de transportes. Atualmente a marca oferece uma linha completa de modelos nas versões chassi-cabine e furgão com peso bruto que varia de 3,3 a 7,2 toneladas e capacidade de carga que vai de 7,3 m³ a 19,6 m³. 
Além disso, a inovação da linha Daily se torna ainda mais evidente em mercados específicos, como no europeu, em que os modelos contam com a versão Daily Hi-Matic, com a transmissão automática exclusiva de 8 marchas da IVECO e a mais recente versão Daily Blue Power que conta com três tecnologias exclusivas: Elétrica, gás natural e a mais avançada tecnologia a diesel do mercado. 
Já no caso do Brasil, outro mercado bastante específico da Iveco, o grande destaque fica por conta da recém lançada 30s13, também conhecida como Daily City e que oferece um PBT de até 3,500 kg, tornando-se um modelo ideal para o segmento urbano e capaz de atender as mais específicas e exigentes necessidades de pequenos empreendedores. 

LEIA: Conheça a Iveco Daily City: Um novo conceito em caminhão 

“Este ano estamos comemorando um marco importante na vida do Daily - uma família de veículos que está à frente da indústria desde o começo, e 40 anos adiante está liderando a transição da indústria. para transporte sustentável. Ao longo de sua longa história, tem obtido enorme sucesso com operadores de transporte e especialistas do setor, recebendo diversos prêmios em todo o mundo. É uma família de veículos que sempre olhou para o futuro e soube antecipar as necessidades de nossos clientes, mantendo-se fiel aos seus valores centrais de versatilidade, confiabilidade e eficiência - sempre o parceiro perfeito para os negócios de nossos clientes e a sustentabilidade ambiental.", comenta Pierre Lahutte, Presidente de Marca da IVECO. 

Daily: 40 anos de sucesso em premiações 
- International Van of the Year 2015 (Europa)
- Best KEP Transporter 2015 (Indústria alemã de correios, entrega express e de encomendas — Alemanha)
- Innovation Award for KEP Transporter 2015 – Daily Hi-Matic (Indústria alemã de correios, entrega express e de encomendas  Alemanha)
- Prêmio Top Truck de melhor caminhão semileve 2015 (Brasil)
- Melhor Compra da Categoria 2015 (Brasil)
- European Innovation Award 2016 – Daily Hi-Matic (Setor europeu de caravanas)
- Best Commercial Vehicle 2016 (Chile)
- Prêmio Maior Valor de Revenda 2016 (Brasil)
- Best Commercial Vehicle up to 3.5 ton 2016 (Alemanha)
- Large Van of the Year 2017 (What van? Awards – Reino Unido)
- National Transport Award 2017 (Espanha)
- Sustainable Truck of the Year 2017 – Daily Electric (Itália)
- International Minibus of the Year 2017 – Daily Tourys (Europa)
- Sustainable Truck of the Year 2018 – Daily Hi-Matic Natural Power (Itália)
- International Van of the Year 2018 – Daily Blue Power (Europa)
- China Van of the Year 2018 – China Daily van (China)
- Van of the Year 2018 – Daily Blue Power (Associação Dinamarquesa de Jornalistas Automotivos)

- Best Utility Vehicle 2018, três categorias: transporte até 3,5 toneladas, acima de 3,5 toneladas e miniônibus (Prêmio ETM Verlag Readers’ Choice - Alemanha) 
Primeira geração Iveco Daily
Segunda Geração Iveco Daily
TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: Iveco 
Blog Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA