Facchini

Iveco apresenta primeiro cavalo mecânico trucado movido a gás natural

Atenta as reais necessidades do transporte rodoviário de cargas europeu, especialmente no Reino Unido, a Iveco apresentou nesta semana o primeiro cavalo-mecânico trucado 100% movido a gás natural no mundo. O veículo foi revelado em um evento de lançamento exclusivo para clientes e revendedores no local de reabastecimento da Gasrec no Daventry International Rail Freight Terminal (DIRFT), um dos maiores postos de abastecimento de gás liquefeito da Europa.

Projetado para ser o caminhão pesado mais sustentável em operações de 44 toneladas, o Stralis NP 460 6x2 também se destaca dos por ser o primeiro modelo a gás natural a contar com versões com direção do lado esquerdo ou direito (mão inglesa). 

Stuart Webster, diretor de negócios da IVECO no Reino Unido e Irlanda, diz: “Este é um lançamento realmente empolgante para a IVECO e marca o momento em que o gás natural está prestes a se tornar um combustível utilizado em grande escala no Reino Unido. O que começou como um nicho de combustível agora oferece às frotas a mais ampla gama de oportunidades para o futuro e estamos absolutamente comprometidos em ajudar as transportadoras a iniciar a transferência de tecnologia do diesel para o gás.

“Trazer esse novo veículo para o mercado é a culminação de mais de 20 anos de desenvolvimento da tecnologia de gás natural - embalado em um trator 6 × 2 que pode oferecer uma verdadeira vantagem competitiva para as frotas do Reino Unido em operações regionais e de longa distância.”

Movido exclusivamente a GNL, o Stralis NP 460 6×2 conta com tanques montados em ambos os lados do chassi que garantem uma autonomia de aproximadamente 750 quilômetros. Segundo a Iveco, esta característica faz com que o modelo se torne ideal para operações de ida e volta no mesmo dia. 

Webster continua: "Os clientes nos dizem que a gama de veículos será a chave para ganhar as suas encomendas, e estamos confiantes de que a nossa solução pura de GNL fornecerá a quilometragem ideal para um cavalo-mecânico 6x2 movido a gás.


Equipado com o motor FPT Cursor 13 de 460 cv a 1.900 rpm e torque de até 2.000 Nm a 1.100 rpm, e transmissão automática Hi-Tronix de 12 velocidades, o inédito Stralis NP 460 oferece uma ampla versatilidade na hora do abastecimento, graças a capacidade de funcionamento com GNC (gás natural comprimido), GNL (gás natural liquefeito) e biometano. 

Quando abastecido com GNC ou GNL o Stralis NP entrega uma redução de até 9% nas emissões de CO2 se comparado aos motores a diesel equivalentes. Já com o uso de biometano as emissões chegam a quase zero. Além disso, o Cursor 13 NG permite uma redução de 98% de emissões de material particulado (MP) e de 60% de redução de emissão de NOX quando comparadas aos motores a diesel Euro VI.

Outro grande destaque do Stralis NP 460 6x2 é o intervalo de manutenção que agora acontecem a cada 90.000 quilômetros. A ausência de sistemas complexos de pós-tratamento, filtros de particulados e regeneração ativa aumentam as vantagens de baixa manutenção do Stralis NP 460 - que está disponível com uma gama completa de contratos de reparo e manutenção da IVECO Elements.

Cada Stralis NP será conectado através do sistema de telemetria da IVECO à sala de controle central do fabricante, onde o desempenho do veículo será monitorado por equipes de especialistas em tecnologia de gás para manter as frotas funcionando eficientemente e identificar possíveis problemas antes que eles aconteçam.

O novo Stralis NP 460 6×2 já está disponível para encomendas em todo o Reino Unido e com as primeiras demonstrações e testes marcados para outubro de 2018. Com o lançamento a Iveco, amplia sua linha de veículos movidos a gás natural com veículos que atendem as faixas de 3,5 a 44 toneladas.
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA