Facchini

Randon New R

Mercedes-Benz fornecerá 1.600 ônibus para o programa Caminho da Escola

A Mercedes-Benz venceu licitação para o fornecimento de 1.600 ônibus ao programa Caminho da Escola, ação do FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, órgão ligado ao Ministério da Educação. Todas as unidades são do chassi LO 916 R, com carroçaria Caio, atendendo às especificações do modelo ORE 2 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Médio), com 44 assentos, mais o banco do motorista. As prefeituras e os estados poderão solicitar seus ônibus até 25 de abril de 2019.

Os ônibus Mercedes-Benz ORE 2 possuem características específicas para a aplicação rural, como balanços dianteiro e traseiro curtos, suspensões dianteira e traseira adequadas, bloqueio de diferencial automático, pneus mistos (terra/asfalto), parachoques elevados e itens de acessibilidade como porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel).

“Com o LO 916 R, nossa Empresa oferece nova solução para o transporte de alunos em zonas rurais, segmento já atendido pelo OF 1519 R”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com o aumento do portfólio, estamos cada vez mais preparados para novas demandas com veículos adequados ao Caminho da Escola. Adicionalmente, asseguramos às prefeituras o alto padrão de qualidade, conforto e segurança dos chassis de ônibus da nossa marca, além do atendimento da rede de concessionários em todo os estados do Brasil”.

Como todo chassi de ônibus da marca, o LO 916 R se destaca no mercado pela força, robustez e resistência para as aplicações mais severas. “O motor da família BR 900, por exemplo, é o mesmo já utilizado com amplo êxito em ônibus, caminhões e até veículos 4x4 para uso militar”, ressalta Walter Barbosa. “Ou seja, ele assegura ampla disponibilidade, com manutenção simples e fácil reposição de peças. Dessa forma, atende às demandas de oficina das prefeituras e as de qualidade e confiabilidade do transporte escolar para os prefeitos e secretários de educação”.

Segundo o executivo, a Empresa é uma tradicional fornecedora de ônibus escolares, atendendo tanto aos programas federais, quanto ações similares de governos estaduais e municipais. “Com essa nova licitação, somente para o Caminho da Escola, serão cerca de 4.400 ônibus Mercedes-Benz em circulação”, afirma Walter Barbosa.

Mercedes-Benz desenvolveu chassi de ônibus específico para o Caminho da Escola
Vocacionado para operações em estradas rurais, em vias não pavimentadas, a versão R do reconhecido LO 916 foi desenvolvida, a partir desse modelo, especificamente para o Caminho da Escola, atendendo às especificações do FNDE.

Os balanços dianteiro e traseiro curtos facilitam a circulação em solos acidentados. Além disso, o LO 916 R oferece excelente manobrabilidade, característica notadamente importante em estradas vicinais e locais com reduzido espaço para a movimentação do veículo.

O bloqueio de diferencial melhora a tração em terrenos de baixa aderência, muito comum em estradas não asfaltadas. A atuação automática desse sistema facilita o dia a dia do motorista, que pode se concentrar mais à condução do ônibus.

Os pneus de maior banda de rodagem (235/75 R 17,5) são específicos para uso misto em terra e asfalto. Além disso, o LO 916 R para aplicações rurais se destaca por itens como filtro de ar com elemento de segurança, limitador de velocidade de 70 km/h e tacógrafo digital.

A parceria com a Caio resultou numa carroçaria que assegura conforto, segurança e acessibilidade aos alunos. Dois assentos reservados a portadores de necessidades especiais contam com cintos de segurança de 4 pontos. Todos os bancos dispõem de porta-pacotes vazado, desenvolvido para acomodação de mochilas.

O LO 916 R vem equipado com DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que assegura um acesso prático e seguro aos alunos quem têm dificuldade de locomoção. Isso significa transporte acessível e seguro para todos.

A configuração de assentos do LO 916 R permite às prefeituras que elas transportem 44 crianças ou 30 adultos sentados confortavelmente.

Portfólio Mercedes-Benz para transporte escolar
O portfólio da Mercedes-Benz para o programa Caminho da Escola conta agora com os modelos LO 815 R para a categoria ORE 1 (entreeixos de 4,25 metros para ônibus convencional de 7,4 metros, com 29 assentos para estudantes), LO 916 R para o ORE 2 (entreeixos de 4,8 metros, com 9,0 metros de comprimento e 44 assentos) e OF 1519 R para o ORE 3 (entreeixos de 6 metros, com 11 metros e 60 assentos).

Esses ônibus Mercedes-Benz também são indicados para programas estaduais de transporte escolar urbano e rural.
FONTE: Mercedes-Benz 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA