Facchini

Randon New R

Freightliner apresenta modelo baseado no Mercedes-Benz Econic


A Freightliner Trucks, marca do grupo Daimler Trucks North America LLC, apresentou ao mercado norte americano na última semana um novo caminhão para a coleta de lixo baseado no consagrado modelo europeu Mercedes-Benz Econic, o Freightliner EconicSD. O lançamento aconteceu durante a WasteExpo 2018 em Las Vegas.

“Trabalhando de perto com nossos clientes de coleta de lixo norte americanos e analisando como poderíamos fornecer uma solução que melhor beneficiasse seus negócios, reconhecemos a oportunidade de adaptar o Freightliner EconicSD para este mercado”, disse Roger Nielsen, presidente e CEO da Daimler Trucks North América. “Nossos clientes procuram continuamente elevar a segurança e o desempenho de seus veículos de coleta de lixo, e o Freightliner EconicSD é a solução certa para as necessidades distintas desse segmento.” 

Um dos grandes destaques do Freightliner EconicSD é a cabine low entry, que garante o máximo de conforto e produtividade ao motorista e passageiros, graças a significativa redução de fadiga durante os sucessivos embarques e desembarques exigidos durante as operações de coleta de lixo. Segundo a montadora, a distância entre o solo e a cabine é de apenas 48 cm, metade da altura de muitos caminhões convencionais de coleta de lixo.

“Os motoristas de veículos de coleta de lixo e os passageiros entram e saem de seus caminhões o dia todo. O design ergonômico do Freightliner EconicSD reduz a fadiga e proporciona um ambiente de trabalho mais confortável e produtivo ”, disse Allen.

A cabine espaçosa possui um assento do motorista suspenso a ar, com assentos individuais adicionais para acomodar até três passageiros no modelo de cabine alta. O Freightliner EconicSD vem de fábrica com um painel de instrumentos digitalizados que exibe informações importantes em uma tela LCD no painel e é operado por controles intuitivos do volante. 

“Por dentro e por fora, todos os aspectos do Freightliner EconicSD são projetados com o cliente em mente. Entendemos o que impacta seus resultados e, como parceiros, somos levados a criar soluções que contribuem para o sucesso a longo prazo ”, disse Howard. “O Freightliner EconicSD é uma solução excepcional que estamos orgulhosos de trazer para o mercado norte-americano de coleta de lixo.”



No quesito mecânica o novo Freightliner EconicSD também não deixa a desejar. O modelo conta com o novo motor de alcance médio Detroit ™ DD8 ™ de 350HP e torque de 1050 lb-ft, que pode ser combinado ainda com o serviço de diagnóstico remoto Detroit ™ Connect Virtual Technician SM para maximizar o tempo de atividade e a produtividade.



“O design robusto e as conquistas tecnológicas encontradas com o motor DD8 o tornam adequado às demandas associadas à coleta de resíduos”, observou Jeff Allen, vice-presidente sênior de operações e veículos especiais da Daimler Trucks North America. “O Freightliner EconicSD e o DD8 fazem uma combinação durável e eficiente.”



De acordo com a montadora, a cabine e o chassi são projetados e fabricados em Woerth, Alemanha - a maior fábrica de caminhões da Daimler. Mais de 125 modificações foram feitas para otimizar o caminhão para as operações na América do Norte. A montagem final da cabine e do chassi será concluída em Gaffney, SC, na fábrica da Freightliner Custom Chassis Corporation (FCCC).

O novo Freightliner EconicSD estará disponível para encomendas a partir do verão de 2018 e será disponibilizado com tração 6x4, duas opções de cabine (alta ou baixa) e opções de carregamento lateral ou traseiro.

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA