Facchini

Scania fecha acordo com transportadora para uso de caminhões autônomos

A Scania anunciou nesta semana o fechamento de um acordo com a transportadora finlandesa Ahola Transport para a implementação de novas tecnologias de transporte nas estradas das regiões nórdicas. A parceria também se concentrará no desenvolvimento de outras novas tecnologias de transporte relacionadas à assistência ao motorista.

De acordo com a montadora, este é o primeiro acordo com clientes europeus que possibilitará o uso de comboios de caminhões autônomos em estradas públicas, sob diferentes condições climáticas e situações reais de trânsito. Segundo as empresas, os testes sob estas condições são fundamentais e permitirão ainda desenvolvimento em paralelo da aceitação pública e da legislação vigente. 

A Ahola Transport utilizará caminhões Scania e tecnologia nas auto-estradas finlandesas para testar conboios de caminhões autônomos com três ou mais caminhões conectados. Durante esses testes, os motoristas dirigirão todos os caminhões. No entanto, o motorista no primeiro caminhão controla todo o pelotão e os seguintes caminhões são conduzidos de forma autônoma.

Segundo a Scania, o uso de comboios de caminhões autônomos trará benefícios para os motoristas e para toda a cadeia logística. Dentre as melhorias destaca-se planejamento de rotas mais otimizadas, velocidades médias mais altas, entregas dentro do prazo e melhorias ambientais, como por exemplo, menor consumo de combustível que se traduz em redução nas emissões de carbono. 


Destaca-se como benefícios para os motoristas, a possibilidade de realização de tarefas administrativas enquanto os caminhões são conduzidos de forma autônoma e a maior possibilidade de retorno para casa, ao invés de dormir no caminhão. 

"Para nós, é importante melhorar a condição de trabalho de nossos motoristas com a ajuda de novas tecnologias. As soluções planejadas também nos ajudam a atender às expectativas dos clientes para entregas mais rápidas e metas ambientais. Nossa parceria com a Scania começou com o primeiro caminhão em 1959 e estamos satisfeitos por ampliar a cooperação com novas soluções ", destaca Hans Ahola, CEO da Ahola Transport.

"A Ahola Transport é uma empresa progressista que abraçou a digitalização para otimizar suas operações de transporte e planejamento de rotas", diz Anders Dewoon, diretor de soluções de negócios novos da Scania. "Com parceiros como a Ahola Transport, podemos testar em conjunto novas tecnologias que farão parte de um futuro ecossistema de transporte e verificamos que é eficaz e seguro", concluiu. 

TEXTO: Lucas Duarte

Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA