Facchini

Randon New R

Marcopolo conquista certificação internacional para validar carrocerias pela norma ECE R66

O departamento de engenharia da Marcopolo, por intermédio do setor de Análise Estrutural, obteve a certificação internacional de sua metodologia de análise virtual para tombamento de carrocerias de ônibus. A conquista coloca a indústria brasileira de ônibus no patamar mais elevado do mundo em termos de concepção e projeto dos veículos em atendimento às mais rigorosas normas de segurança.

A certificação foi concedida no segundo semestre de 2017, pela Vehicle Certification Agency (VCA), entidade internacional homologadora designada para veículos rodoviários e off-roads e tratores agrícolas (Diretivas e Regulamentos da UE e Regulamentos ECE automotivos) e pertencente ao Departamento de Transportes do Reino Unido, que garante que a metodologia de análise virtual de tombamento da Marcopolo é válida e aceita para homologação de carrocerias, no que diz respeito à resistência ao capotamento (ECE R66).

Segundo Roberto Stallivieri, gerente administrativo geral de vendas e engenheiro que acompanhou todas as etapas do projeto, a obtenção da certificação é uma importante conquista para a engenharia brasileira, pois coloca os processos e projetos desenvolvidos pelos engenheiros da Marcopolo no mais elevado padrão de confiabilidade e segurança internacional. “A partir de agora, não é mais necessário realizar um teste de tombamento físico. Estamos certificados pela VCA a homologar qualquer estrutura por simulação virtual, para qualquer mercado reconhecido pela VCA (todos os países membros das Nações Unidas)”, enfatiza o executivo.


Outro importante diferencial é que com a certificação obtida, o setor de Análise Estrutural da engenharia da Marcopolo está apto a fornecer esse serviço para todas as demais fábricas da empresa no mundo, na validação dos projetos desenvolvidos em cada mercado específico, com significativo ganho de tempo, custo e adequação para obtenção de homologações e implantação de novos modelos. Assim, será possível estabelecer um padrão mundial de conceitos estruturais, fazendo com que todos os Type Approvals para ECE R66 sejam analisados e encaminhados da mesma forma e a partir da unidade brasileira.

De acordo com Stallivieri, o processo foi longo, porém, com o esforço coletivo de toda a equipe, a Marcopolo deu um grande passo nos assuntos de homologações de seus produtos internacionalmente. Os resultados que podem ser obtidos daqui para frente vão ao encontro da tendência da indústria automotiva mundial, que presa pela segurança dos seus ocupantes. “A Marcopolo está comprometida com a segurança das pessoas, por isso, essa certificação de análise de tombamento virtual permitirá que a engenharia projete veículos cada vez mais seguros e com um tempo de projeto reduzido. Sem dúvida, esse processo coloca a engenharia da Marcopolo entre as mais avançadas da indústria automotiva brasileira”, comenta.
FONTE: Marcopolo 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA