Facchini

Randon New R

Conheça a nova linha de caminhões Volvo VNX

Com objetivo de atender as necessidades das operações de transporte rodoviário de cargas pesadas, como por exemplo no segmento madeireiro, de mineração e construção civil, a Volvo Trucks North América apresentou nesta semana a inédita linha de caminhões VNX.

A nova linha que chega a América do Norte é composta por três modelos, o VNX 300 com cabine simples e indicado para operações diárias de curtas distâncias, o VNX 400 com cabine leito e indicado para operações de médias a longas distâncias e o VNX 470 modelo top de linha com cabine leito e teto alto, indicado principalmente para operações de longas distâncias.  

De acordo com a Volvo, a linha VNX chega ao mercado com aprimoramentos significativos de amortecedores, eixos, suspensões, freios, powertrain bem como de características internas e externas que maximizam a produtividade e garantem o máximo de conforto e segurança para o motorista durante cada operação. 
Exterior
Para garantir o máximo de robustez durante operações severas, os novos Volvo VNX contam suspensão elevada e reforçada, escapamento vertical, para-choque em alumínio de alta resistência com engate frontal e novos eixos frontais e traseiros desenvolvidos para aplicações on-road e off-road. 

De acordo com a Volvo o eixo oferecem capacidade de carga que varia de 7,5 toneladas a 9 toneladas e contam ainda com uma nova barra de direção que garante ângulo de giro de até 40 graus. Já os eixos traseiros oferecem uma ampla seleção de relações que garantem ajustes específicos para cada tipo de carga e terreno, suportando até 25 toneladas de carga. As três versões contam com opções de tração 6x4, 8x4 ou 8x6. 

Um dos grandes destaques da nova linha VNX é o design da cabine com linhas mais arredondadas e semelhantes as dos modelos VNR e VNL apresentados em 2017. Grade frontal na cor do veículo, iluminação em LED e novo conjunto de faróis com luzes diurnas e design exclusivo Volvo complementam os atributos externos dos novos modelos.
Interior 
As três opções de cabine oferecidas para linha VNX (simples, leito e leito teto alto) garantem ao motorista o máximo de conforto, produtividade e segurança. Destaque para o painel com tela LCD de 5 polegadas com ampla variedade de configurações e informações, iluminação em LED, ampla seleção de interruptores e medidores padrão em cada VNX, espaços disponíveis para a incorporação de controles e botões adicionais de acordo com a aplicação e entradas USB e de energia de 12v. 

As versões de cabine leito contam ainda uma ampla variedade de armários e porta objetos, opção de beliches, cama de casal na versão top de linha, geladeira, controle climático do ambiente, sistema de som aprimorado e cortinas que garantem um ambiente confortável e ideal para o descanso. 

Motorização 
O transporte de cargas pesadas exige constantemente força e potência suficientes para superar as adversidades deste tipo de operação. Cientes desta exigência, a Volvo Trucks disponibilizada para a nova linha VNX duas novas opções de motorização, a primeira composta pelo renomado motor D13 que gera 500 cv e 1850 lb-ft de torque. Já a segunda opção é composta pelos motores Cummins X15 Performance com opções de potência de 505 ou 605 cv e torque de 1850 e 2050 lb-ft respectivamente. Completando as duas opções de motorização a Volvo também oferece duas opções de transmissão. A primeira composta pela consagrada caixa automatizada I-Shift com 12, 13 ou 14 velocidades e ainda duas marchas super reduzidas. Já a segunda opção é composta pela caixa manual Eaton Ultrashift plus com 13 ou 18 velocidades.
Capacidade de carga 
Com todos os atributos descritos anteriormente, a Volvo garante que os novos modelos VNX tem capacidade para transportar de 57 toneladas a 73 toneladas, podendo chegar a 102 toneladas dependendo da configuração escolhida. 

Disponíveis apenas na América do Norte, os novos Volvo VNX já podem ser encomendados. A previsão é de que as primeiras unidades sejam produzidas e entregues a partir do segundo trimestre deste ano.

TEXTO: Lucas Duarte

Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA