Facchini

Empresa de coleta de resíduos melhora produtividade com caminhões DAF equipados com Allison

A empresa comprou seus primeiros 10 veículos equipados com transmissões Allison, para a coleta de resíduos em Aurich, em 2011. Os modelos DAF CF 75 de carregamento lateral, com implemento HS, usam as transmissões totalmente automáticas da Série 3000™ para maior durabilidade, produtividade e custos de manutenção reduzidos.

“Estamos realmente satisfeitos com os veículos”, disse Carsten Appelhoff, gerente técnico de frota da MKW (Materialkreislauf-und Kompostwirtschaft) GmbH. “Graças às transmissões Allison, os veículos suportam com facilidade condições de operação onde são realizadas mais de 1.000 paradas por turno de trabalho. Uma transmissão manual automatizada (AMT) teria grandes dificuldades”.

Desde 2011, a frota se expandiu para 19 veículos DAF CF de carga lateral. A última aquisição, com implemento Faun Sidepress, entrou em serviço há apenas algumas semanas. Os veículos de 26 toneladas, com eixo traseiro direcional e motor de 10,8 litros, fazem a coleta de recipientes de lixo de 100 mil famílias no East Frisian — uma região rural — trabalhando com um só homem. Os veículos acumulam quilometragem anual de aproximadamente 30.000 km e 1.800 horas de operação.

“Nossa opção pelas transmissões totalmente automáticas realmente se pagou”, afirma Appelhoff. “Elas efetivamente aceleraram nosso trabalho: em nove horas de atividade, podemos esvaziar cerca de 1.200 recipientes de lixo e, em casos individuais, despejar até 1.500”.


Além da resistência do trem de força dos veículos, Appelhoff aprecia especialmente a sua disponibilidade e a relação custo/benefício de seus parceiros da oficina.

“Se olharmos os custos de manutenção dos nossos veículos, sei que tomamos a decisão certa”, disse Appelhoff. “A única manutenção necessária para as transmissões é a troca rotineira de óleo e filtro. O revendedor autorizado Allison, Kronenberg Getriebetechnik, é responsável pela manutenção preventiva, em estreita colaboração com o Bohlje Kraftfahrzeuge, nosso parceiro DAF. ”

Em termos de consumo de combustível, os veículos também se mostraram uma opção econômica. “Com motores e condições de trabalho semelhantes, os gastos dos nossos DAF de carga lateral com transmissões Allison são cerca de 10% menores que os dos nossos veículos de coleta com AMTs”.

As transmissões Allison usam um conversor de torque patenteado em vez de uma embreagem seca tradicional, o que elimina a necessidade de reparos e a substituição das embreagens tradicionais, como ocorre com as manuais e AMTs. O conversor de torque multiplica suavemente a força do motor durante os arranques e as acelerações, proporcionando maior proteção para o trem de força do veículo contra eventuais trancos e vibrações. Esta característica também permite o controle preciso do veículo para o alinhamento exato com os recipientes e contêineres, permitindo manobras em espaços restritos e podendo operar em baixíssimas velocidades. As automáticas Allison também garantem mudanças marchas sem interrupção de potência, aumentado a velocidade média da operação, a produtividade e o conforto do motorista.
FONTE: Divulgação 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA