Facchini

Mercedes-Benz apresenta 14 novidades para a linha Atego

Reforçando o conceito “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve” a montadora apresentou quatorze novidades para a linha Atego durante 21ª Fenatran - Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas que aconteceu entre os dias 16 e 20 de outubro.
Destaca-se, o novo câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift G140-8K de 8 marchas e eixo HL-4 reforçado, de simples velocidade, para o Atego 2426 6x2, bem como a nova geração do Mercedes PowerShift para o Atego 2430 6x2 e o Atego 3030 8x2, com auxílio de partida em rampa e sensor de inclinação de via.
Completam a lista de novidades, novo climatizador, painel de instrumentos com novas funções, EBD - sistema de distribuição da força de frenagem e ASR - controle de tração das rodas, novo sistema de basculamento da cabine e novas cores. 
“O Atego demonstra, a cada dia, a contínua e evolução da nossa linha de médios e semipesados”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O mercado mudou muito nos últimos anos, com os transportadores se profissionalizando cada vez mais e sempre exigindo aprimoramentos e novas soluções, o que vem sendo atendido plenamente pelo Atego. Isso se deve ao acompanhamento que fazemos da realidade do mercado e dos nossos clientes, sempre com foco no atendimento a suas necessidades e expectativas”, completa o executivo. 

Novos câmbios automazados
Os novos câmbios automatizados Mercedes PowerShift estão equipados com sensor de inclinação de via e se destacam pela nova inteligência embarcada, o que proporciona um melhor ajuste de troca de marchas, tanto na regressão como na progressão, mais refinada. Com isso, o caminhão trabalha na marcha mais correta para cada situação de operação.
Outro benefício da nova inteligência, em ambos os câmbios, é a introdução do novo piloto automático, que oferece praticidade e economia no dia a dia da operação do caminhão. No piloto automático tradicional, a sua inteligência está configurada para o caminhão atingir a velocidade ajustada o mais rápido possível, ou seja, em máximo desempenho (“plena carga” no acelerador) aplicando-se o máximo torque e potência. A nova versão está configurada para economia de combustível, isto é, o sistema reconhece as condições da pista (inclinação) e carga, por meio dos sensores do veículo, e ajusta a demanda de torque e potência do motor orientando-o para trabalhar economizando combustível. Um exemplo clássico disso: em um declive, ao invés de acelerar com plena carga para atingir a velocidade desejada o mais rápido possível, o sistema identifica a inclinação da pista e aproveita a inércia do veículo para atingir a velocidade desejada. Isso pode proporcionar até 1% de economia de combustível em relação ao piloto automático tradicional.
Os câmbios Mercedes PowerShift contam com três funções inteligentes que agregam mais desempenho, economia e conforto: Power, EcoRoll e Manobra. O “Power” oferece mais força quando necessário, fazendo a troca de marcha em rotações mais altas. O “EcoRoll” coloca a transmissão do veículo em neutro quando não há demanda de torque. Isso ocorre de forma segura e controlada, sem a intervenção do motorista, auxiliando na redução do consumo de combustível. Por sua vez, a função “Manobra” propicia um controle preciso do veículo na movimentação em pátios e manobras, contribuindo para maior segurança.
Além disso, o novo câmbio G140-8K de 8 marchas se caracteriza pelo excelente escalonamento de marchas, primeira reduzida com relação de transmissão 9,30 e última marcha overdrive de 0,79, em conjunto com o eixo traseiro Mercedes-Benz HL-4 reforçado, de simples velocidade, com relação de transmissão 4,3. Essa combinação resulta numa excelente capacidade de subida, com altas velocidades operacionais, tornando o Atego 2426 6x2 apto para trafegar nos mais diversos tipos de topografia e rodovias desse imenso País.
Outras novidades

Novo climatizador: Mais compacto (75 mm mais baixo sobre o teto da cabina) e mais leve (menos 18 kg), porém com maior volume de água (mais 6 litros). Isso garante uma melhor aerodinâmica ao caminhão, com mais eficiência e economia, além de mais conforto para os ocupantes.

Painel de instrumentos com novas funções: Informações sobre pressão de turbina, tempo/consumo em marcha lenta, consumo em litros e alerta de velocidade. O painel disponibiliza informações em vários idiomas (português, inglês, espanhol, alemão e árabe), bastando configurá-lo no menu junto à tela. Essas novas características trazem vantagens como mais praticidade e melhor monitoramento do veículo.



HSA (Hill Start Aid): Um sistema que auxilia o motorista nas partidas em rampa. Neste caso, o caminhão fica com o sistema de freio acionado por até 3 segundos até que se acelere o caminhão.

EDB (Eletronic Brake Force Distribution): Distribuição da força de frenagem. Com esse sistema de freio auxiliar, o veículo ganha mais segurança, além de maior durabilidade dos elementos de freio.

ASR (Anti Slip-Regulation): Controla a tração das rodas do veículo, evitando que as mesmas patinem, aumentando a segurança e oferecendo uma melhor dirigibilidade para o motorista.

Novo sistema de basculamento da cabine: Mais simples e com menor número de componentes, é mais resistente e silencioso.

Novas cores: Laranja Setter (metálica), Azul Griffon (metálica), Azul Rigel (metálica), Amarelo Lamec (sólida, com foco em modelos fora de estrada) e Cinza Galgon (metálica).

Novidades da linha Atego na Fenatran
1) Pacote Robustez com novos opcionais (bloqueio de diferencial transversal, protetor de cárter e do filtro de ar, mola traseira trapezoidal)
2) Câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift para o Atego 2426 6x2
3) Nova geração do Mercedes PowerShift para o Atego 3030 8x2
4) Mercedes PowerShift com auxílio de partida em rampa e sensor de inclinação de via
5) Novo sistema de basculamento da cabina
6) Novo climatizador
7) Painel de instrumentos com novas funções
8) Piloto automático com foco em menor consumo
9) HSA (Hill Start Aid) – auxílio de partida em rampa 
10) EDB (Eletronic Brake Force Distribution) – sistema de distribuição da força de frenagem
11) ASR – controle de tração
12) Novas cores
13) Nova posição do macaco para cabina Leito
14) Cobertura de degrau na porta (chineleira)

TEXTO: Lucas Duarte:
Com informações: Mercedes-Benz
Blog Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA