Facchini

Mercedes-Benz apresenta 15 novos recursos para a linha Accelo

Cumprindo com o prometido no slogan "As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve", a montadora alemã apresentou na última semana durante a 21ª Fenatran - Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, 15 novos recursos para a linha Accelo. 
Destacam-se, a nova versão de cabine estendida, transmissão automatizada, sistema de partida em rampa (HSA), além de controle de tração (ASR), banco pneumático para o motorista, painel de instrumentos com novas funções, tanque adicional de combustível de 150 litros e novas cores de cabine.
“Com essas novidades, o Accelo está cada vez mais atrativo e aprimorado, em total sintonia com os desejos dos clientes e o atual perfil do mercado, reforçando uma linha de veículos já consagrada por sua versatilidade e eficiência no transporte de carga e distribuição de produtos em áreas urbanas”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Os aprimoramentos da linha Accelo decorrem da evolução do ECONFORT, filosofia de desenvolvimento dos caminhões da nossa marca que assegura um alto padrão de economia, conforto, força e desempenho no transporte”.
Os 15 novos recursos introduzidos no Accelo asseguram vantagens para o motorista e os acompanhantes no dia a dia de trabalho. “A nova cabina estendida oferece melhor ergonomia e mais espaço para os ocupantes e para a acomodação de objetos”, destaca Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso se traduz em bem-estar a bordo e mais conforto, o que significa mais produtividade na operação de transporte. Já o novo câmbio automatizado com grande inteligência otimiza a troca de marchas, melhorando o desempenho e a economia no consumo, além de aumentar o conforto e a segurança”.
Cabine estendida 
Disponível para os modelos 815, 1016 e 1316, a inédita cabine estendida traz como benefícios um prolongamento de 180 mm na parte traseira, uma nova posição do banco do motorista, recuado em 25 mm e com ajuste longitudinal de 210 mm e regulagem do encosto aumentada de 12 graus para 25 graus. O encosto do banco do acompanhante também ganhou mais 6 graus de inclinação. Além disso, o Accelo recebeu um novo tapete com enchimento de +30 mm para elevação da altura do piso, facilitando o apoio do pé para pessoas de baixa estatura. Todas essas mudanças asseguram maior conforto e melhor ergonomia aos mais diversos biotipos de motoristas e passageiros. 
A ampliação do espaço interno garantiu ainda a instalação de 3 porta-objetos atrás dos bancos. Há também uma rede na parede traseira – uma excepcional solução para a guarda de objetos e bagagens e que contribui para melhor organização do espaço disponível.
A Mercedes-Benz passa a oferecer ainda como opção para a linha Accelo com cabine estendida, o admirado banco pneumático, que além de inúmeras regulagens é capaz de absorver com excelência as irregularidades da pista, oferecendo assim um alto padrão de conforto e ergonomia na condução do caminhão. 
Segundo a montadora todas essas mudanças consagram os modelos da linha Accelo como um dos caminhões mais completos e confortáveis do seu segmento.
Câmbio automatizado
Outra grande novidade da Mercedes-Benz para o segmento de leves e médios é a introdução do câmbio totalmente automatizado de 6 marchas, sem pedal de embreagem, para os caminhões Accelo, como opcional. “A partir de março de 2018, esse item estará em produção”, afirma Ari de Carvalho. “Dessa forma, nossa marca passa a oferecer transmissões automatizadas para toda família de produtos, ampliando ainda mais o leque de ofertas para os clientes”.
O Mercedes-Benz Accelo 815 contará com o câmbio totalmente automatizado Eaton 6106A. Já os modelos Accelo 1016 e Accelo 1316 6x2 serão equipados com a versão Eaton 6206A.
O câmbio automatizado entrega como benefícios a linha Accelo, excelente partida em rampa, altas velocidades operacionais, otimização do consumo de combustível e maior conforto ao motorista, uma vez que o sistema elimina esforços para a troca de marchas. 
Destaca-se ainda no inédito câmbio automatizado da linha Accelo a inteligência embarcada em 7 módulos e sistemas: 

- Sistema de reconhecimento da inclinação da pista: Identifica a situação da via e realiza a troca de marcha de forma mais adequada.

- Modos de condução Eco e Power:  Na função Eco, ao se acionar a tecla “automático” o sistema já opera no modo de economia, realizando as trocas de marchas nas situações de menor consumo de combustível, oferecendo assim, mais rentabilidade. Acionado por uma tecla no painel, o modo Power privilegia mais desempenho e, neste caso, as trocas de marchas acontecem em rotações mais altas.

- Kickdown no pedal do acelerador: Quando este pedal é pressionado até o fim de seu curso, o sistema entende e reduz a marcha para melhorar as respostas do motor.

- Sistema de auxílio de partida em rampa (HSA - Hill Start Aid):  Acionado por tecla no painel, o sistema de freio é acionado por até 3 segundos até que se acelere o caminhão.

- Sistema de sobrecarga da embreagem: Uma luz de aviso no painel de instrumentos informa o condutor de condições de excessiva sobrecarga (alta temperatura) da embreagem. Isso protege a embreagem contra má operação e preserva sua vida útil ou a troca prematura. 

- Função ASR (Anti Slip-Regulation): Sistema de controle de tração que garante melhor dirigibilidade e mais segurança.

- Módulo PSM: Responsável pela interface entre o caminhão e o acionamento de tomada de força, itens montados por terceiros.

Outras novidades 
Completando as novidades da linha Accelo esta a nova interface do painel de instrumentos que recebeu novas funções, como por exemplo, pressão da turbina, alarme de velocidade, tempo/consumo em marcha lenta e consumo em litros. 
A linha Accelo passa a contar também com tanque adicional de combustível de 150 litros, disponível como opcional para os modelos com entreeixos de 4.400 mm. Isso eleva para 300 litros a capacidade total do Accelo, oferecendo a maior autonomia dos segmentos de leves e médios para o cliente rodar por mais tempo, diminuindo as paradas para abastecimento.
A lista de novidades é completada pelas novas cores Laranja Setter e Azul Rigel destaque nos modelos Accelo durante a Fenatran 2017. 

15 novos recursos incorporados na linha Accelo e lançados na Fenatran
1) Nova cabina estendida (+180 mm de prolongamento, banco do motorista reposicionado em +25 mm e com +13 graus de ajuste do encosto; +6 graus de inclinação do encosto do banco do acompanhante
2) Novo tapete com enchimento de 30 mm para elevação do piso
3) Três porta-objetos atrás do banco
4) Rede na parede traseira
5) Banco do motorista pneumático (opcional)
6) Câmbio automatizado sem pedal de embreagem – câmbio Eaton com versões para o Accelo 815 e para os modelos 1016 e 1316 6x2, sistema de reconhecimento de inclinação de pista e funções Eco, Power e Kickdown
7) HSA (Hill Start Aid) – auxílio de partida em rampa
8) ASR (Anti Slip-Regulation) – controle de tração das rodas
9) Painel de instrumentos com novas funções
10) Luz de aviso de sobrecarga da embreagem
11) Modulo PSM interface veículo/implemento
12) Tanque adicional de combustível de 150 litros – para entreeixos de 4.400 mm, aumentando a capacidade total para 300 litros (150 + 150)
13) Novas cores de cabina – laranja Setter, Azul Rigel, Cinza Galcon e Azul Griffon
14) Conjunto de válvula reguladora e distribuidora de 4 vias com filtro secador de ar e separador de óleo
15) EBD – Eletronic Brake Force Distribution

TEXTO: Lucas Duarte
Blog Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA