Facchini

Prosegur adquire 141 caminhões blindados Mercedes-Benz

Em parceria com a Mercedes-Benz, a Prosegur anunciou nessa terça-feira (4) a aquisição de 141 caminhões blindados. A compra inclui ainda 7 unidades do maior conjunto blindado já produzido no Brasil.
O extrapesado Axor 2644 é o maior caminhão blindado do Brasil e da América Latina. A fim de atender solicitações da Prosegur, empresa líder em segurança privada no País, o veículo ganhou uma implementação especial, com tração 8x4, para transporte de produtos e mercadorias de alto valor agregado. Assim, pode tracionar semirreboques como o bitrenzão (composição de 10 eixos), assegurando uma capacidade volumétrica de carga de 175 metros cúbicos (100 no primeiro semirreboque e mais 75 no segundo), com até 74 toneladas de PBTC.
Rubens Carbonari, diretor regional da Prosegur, comentou sobre o extrapesado, "...O Axor 2644 se encaixou como uma luva. Com sua versatilidade e potência, proporcionou a criação de um caminhão capaz de transportar de forma eficiente diferentes tipos de carga em diversas capacidades e combinações. Fizemos os comparativos e ele se destacou em capacidade de carga, qualidade técnica e potência”. 
As sete unidades do Axor blindado irão operar no Estado de São Paulo, no transporte de cargas valiosas, como eletroeletrônicos, celulares, medicamentos, jóias, relógios, papel moeda, mercadorias de luxo, barras de ouro, entre outros. O veículo faz a interligação entre as fábricas e os centros de distribuição, além de outros pontos de retirada e entrega, como aeroportos, conforme o pedido do cliente e em qualquer região do Brasil.
134 Mercedes-Benz 915 E personalizados 
Além dos sete extrapesados blindados, a Prosegur adquiriu também 134 unidades do Mercedes-Benz 915 E para renovação da frota de carros-fortes. 
Os modelos receberam ao todo 11 modificações em relação ao veículo original de fábrica. Destacam-se, a mudança de entre-eixos de 4.500 mm para 3.150 mm; reposicionamento de componentes, especialmente tanque de ARLA e de combustível, além da adequação de chicotes elétricos, pneumáticos e de combustível; posicionamento da coluna de direção conforme a posição do cockpit desejada pelo cliente.
Os veículos oferecem ainda um campo maior de visão para o motorista, além de mudanças na parte interna que proporcionam mais conforto à equipe. O chassi foi totalmente customizado para as necessidades de um carro-forte, com blindagem 100% nível três, o que aumenta ainda mais segurança dos itens transportados e dos ocupantes.
O desenvolvimento das unidades foi coordenado pelo Centro de Customização para Clientes (CTT), área criada pela Mercedes-Benz para atendimento a pedidos especiais das empresas de transporte.
De acordo com Roberto Leoncini, essa expressiva venda para a Prosegur é resultado de um trabalho de parceria com o cliente, que indicou à Mercedes-Benz características e demandas específicas do transporte de valores, acompanhando todo o processo de adequação do 915 E para a aplicação como carro-forte. “Além disso, o time do CTT também trabalhou sempre junto das implementadoras, a fim de assegurar que o caminhão chegasse à Prosegur com todas as modificações necessárias já realizadas dentro do nível de qualidade exigido pelo cliente”, afirma Leoncini.
Investimentos
A aquisição de 141 blindados faz parte do investimento de mais de R$ 5 milhões na ampliação da frota da Prosegur e no desenvolvimento de soluções para o transporte de mercadorias com alto valor agregado para atender a crescente demanda de seus clientes por esse tipo de transporte.

TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: Mercedes-Benz | Prosegur 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA