Facchini

Randon New R

Como comprar caminhões usados?

Comprar um veículo usado pode trazer muitas vantagens, principalmente quando se fala de custo-benefício. No caso de caminhões e outros automóveis de grande porte, não é diferente. Contudo, existem alguns cuidados a serem observados antes de fechar negócio.
Um caminhão usado, embora mais barato do que um novo, não pode trazer mais problemas do que soluções para você ou o seu negócio. Afinal, de nada adianta pagar mais barato se ele vier cheio de problemas e precisar ser levado até o mecânico o tempo todo. Além do dinheiro, você acaba perdendo tempo e atrasando todos os seus planos.
Confira algumas dicas para não errar na hora de comprar um caminhão usado e fazer um negócio vantajoso sem se arrepender depois.

Pesquisa
Pesquisar é sempre o primeiro passo antes de adquirir um bem de grande valor. No caso dos caminhões, se você não conhece muito sobre esses veículos, é hora de estudar modelos, marcas e outras categorias (como o tipo de carreta, por exemplo). Assim, você poderá definir quais são as melhores opções para o tipo de carga ou transporte que pretende realizar, facilitando na hora de encontrar aquele que melhor atenda às suas necessidades.
Estude e compare preços em diferentes fontes para ter uma real noção dos valores praticados pelo mercado e decida até quanto está disposto a investir. Após analisar todas essas questões, você estará mais preparado para reconhecer boas oportunidades de negócio quando encontrá-las.
Atenção com os detalhes
Comprar um automóvel exige atenção especial com alguns detalhes, como:

- Documentação do veículo: comprovantes de pagamento do IPVA e do DPVAT (seguro obrigatório), certificado de licenciamento e certificado de registro precisam estar em ordem para evitar fraudes e outros problemas.

- Condições do caminhão: é importante analisar com atenção o estado da lataria, especialmente para verificar a presença de arranhões e amassados, bem como a existência de ferrugem. O mais indicado é contar com o auxílio de um mecânico profissional de sua confiança para avaliar detalhes mais técnicos.

Leilão de caminhões 
Participar de leilões pode ser uma ótima solução para quem deseja comprar caminhões usados, pois além de oferecer variedade nas opções e nos preços vantajosos, são seguros e, atualmente, é possível participar deles até mesmo pela internet. É recomendado que o motorista ou a parte interessada veja pessoalmente o veículo e o observe mais de perto, no caso dos leilões realizados online.
O mais importante é ler o edital com atenção para conhecer as condições e todas as informações relevantes sobre o veículo para evitar qualquer engano. A maior vantagem de comprar um caminhão leiloado é que as empresas realizadoras das vendas normalmente estão dispostas a ofertar os veículos por um preço muito abaixo das lojas e concessionárias.
FONTE: Diário de Goiás 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA