Facchini

Toyota começa a testar caminhão movido a hidrogênio

A Toyota começou recentemente a testar um caminhão movido a hidrogênio no porto de Los Angeles. O caminhão, de acordo com o Engadget, usa as mesmas células de hidrogênio presentes no Mirai, carro da marca que já é vendido nos Estados Unidos e no Japão desde 2014.
O teste faz parte de um estudo da Toyota chamado de "Portal Project", que tem o objetivo de avaliar a usabilidade de caminhões movidos a hidrogênio para tarefas de transporte de cargas pesadas. O caminhão usado no teste terá duas células de hidrogênio iguais às do Mirai e uma bateria com 12 kWh de capacidade para se mover.
Essas configurações permitirão que o caminhão transporte mais de 36 toneladas por uma distância máxima de 320 quilômetros. Segundo Craig Scott, o gerente nacional de tecnologia avançada da Toyota nos EUA, trata-se do primeiro serviço do tipo a concorrer com caminhões movidos a diesel. Isso significa que, ainda que não tenha a mesma autonomia e capacidade que caminhões desse tipo, ele oferece uma economia considerável a longo prazo.
Inicialmente, a Toyota deixará um motorista seu a cargo do caminhão movido a hidrogênio que será testado. A ideia é conseguir coletar dados sobre o caminhão e suas viagens com mais facilidade. O teste também faz parte de um plano de prevenção de poluição do porto de Los Angeles, que vê no uso de veículos movidos a hidrogênio uma boa maneira de reduzir a poluição do ar na região.
FONTE: Olhar Digital 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA