Facchini

International ProStar terá versão exclusiva para o mercado australiano

A Iveco, proprietária da International Caminhões Austrália desde 1992, confirmou em dezembro passado a retomada da produção e comercialização do modelo ProStar no mercado australiano. 

LEIA: Iveco confirma a produção do International ProStar na Austrália 

Essa semana a montadora revelou importantes detalhes sobre o modelo que chegará ainda esse ano na Austrália. Segundo a montadora o ProStar australiano não será apenas uma variação do modelo norte-americano, mas sim um projeto exclusivo para atender a todos os requisitos do transporte rodoviário australiano. 
A Iveco revelou ainda que a durabilidade, a aerodinâmica, a boa visibilidade e dirigibilidade que são características do modelo norte-americano serão mantidas e combinadas com novas melhorias afim de superar as condições árduas de trabalho nas planícies australianas. O gerente de engenharia local da International, Adrian Wright, disse que o projeto seguiu um processo de desenvolvimento integrado de produtos que não deixou nada ao acaso. "Começamos por elaborar os principais requisitos para este mercado", disse ele. 
O ProStar 2017 contará com três opções de cabine, simples, estendida e leito, podendo ser combinadas com cinco opções de entre eixos. Tratando-se de motorização, os modelos serão equipados com um motor E5 Cummins X15 SCR de 550 cv (410 kW) e 2,508 Nm de torque (1850 Lb Ft), que poderá ser combinado com transmissão EATON manual ou automática. 
Segundo Adrian Wright, a escolha do motor Cummins foi óbvia, por ser comprovada sua resistência e durabilidade em condições extremas. Além disso a Cummins possui um vasto conhecimento sobre o mercado australiano e suas exigências, o que consolidou a Austrália como o principal pólo de desenvolvimento e produção do motor SCR de 15 litros. 
Segundo a Iveco o novo ProStar será capaz de operar em inúmeras configurações, desde a semirreboques simples até os famosos rodotrens. Isso será possível graças as variadas opções de configuração. 
Dentre os outros benefícios que serão destaque no novo Prostar estão, a aerodinâmica superior que resulta em uma redução de até 10% no arrasto, que combinada com as mais recentes tecnologias dos motores Cummins, entregam uma significativa redução no consumo de combustível. 
A ergonomia foi outro ponto chave no desenvolvimento do novo ProStar, segundo a Iveco o interior da cabine foi projetado para proporcionar uma posição de condução mais parecida com a de um carro de passeio, com objetivo de reduzir a fadiga do motorista em rotas de longa distância. 
Por fim a Iveco relevou que está confiante que o novo ProStar irá superar todas as expectativas do mercado australiano. "Estamos entusiasmados em apresentar o ProStar no mercado como parte da gama IVECO e também estamos muito satisfeitos por voltar às raízes da INTERNATIONAL na Austrália como um caminhão econômico e eficiente para operadoras de frotas e motoristas proprietários, algo que talvez esteve ausente no mercado nos últimos anos ", disse Wright.

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA