Facchini

Randon New R

VÍDEO: Transportadores de grãos iniciam paralisação

Conforme mostrado pelo Blog Caminhões e Carretas, os transportadores de grãos do Mato Grosso, iniciaram na manhã dessa sexta-feira (13) uma paralisação contra o baixo preço do frete praticado no estado. A frente da manifestação está o Movimento dos Transportadores de Grãos (MTG). 
A paralisação teve início na BR-364 em Rondonópolis por volta das 6 horas da manhã. Segundo informações apenas o tráfego de caminhões graneleiros está sendo impedido e os motoristas desses veículos estão sendo convocados para aderirem ao movimento. Os bloqueios acontecem próximos aos postos Masut Trevão e Esplanada.
Gilson Baitaca um dos integrantes do movimento explica a ação dessa sexta-feira, "Estamos chamando todos os envolvidos no transporte graneleiro para essa mobilização até que consigamos fazer um acordo de valores de frete para esse ano de 2017 juntamente com as tradings, de preferência que seja diretamente com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) que representa todas as tradings que operam, industrializam e comercializam aqui em Mato Grosso".
O transporte rodoviário de cargas vem enfrentando uma grave crise nos últimos anos, em especial o transporte de grãos que no último ano foi surpreendido pela quebra da safra 2015/2016. Segundo o MTG a negociação dos valores do frete é a única forma de garantir a sobrevivência do setor e o transporte da safra 2017/2018. "Nós queremos estabelecer um valor para trabalhar. Nós queremos ter a oportunidade de sentar na mesa e negociar. Nós vamos negociar o frete e não mais eles ditar de forma arbitrária como eles querem tabelando o frete. Não vamos mais aceitar isso", ressalta Baitaca. 
A expectativa é de que o movimento iniciado hoje no Mato Grosso se estenda para outras regiões produtoras do Brasil que também enfrentam a mesma crise. 
TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA