Facchini

Randon New R

Reunião entre caminhoneiros e o governo federal é marcada para hoje

Está prevista para a tarde dessa terça-feira (31) às 17h, a reunião entre os representantes dos caminhoneiros do estado do Mato Grosso, o senador José Medeiros (PSD-MT), o vice-governador do estado do Mato Grosso Carlos Fávaro e o Ministro Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. 
O encontro havia sido prometido pelo Presidente Michel Temer na última semana, logo após uma reunião com o senador José Medeiros (PSD-MT), que apresentou a presidência a grave situação econômica que o transporte rodoviário vem enfrentando nos últimos meses, em especial os transportadores de grãos. 


Dentre os assuntos pautados na reunião estará o tabelamento mínimo do frete, que foi uma das principais reivindicações dos transportadores na paralisação que ocorreu no início de janeiro. Somente no Mato Grosso mais de 10 mil caminhões paralisaram as atividades por mais de 5 dias, afim de pressionarem o reajuste no frete e a aprovação em caráter de urgência da PL 528/2015 que estabelece uma Política de Preços Mínimos para o frete rodoviário. 
A paralisação teve seu fim decretado somente após a garantia de reuniões e discussões sobre o valor do frete envolvendo as tradings e os governos, estadual e federal. Seguindo esse acordo na última semana aconteceu a reunião entre os representantes dos caminhoneiros, as tradings e o governo do estado do Mato Grosso, porém sem acordo sobre uma tabela para o frete de grãos. 


A reunião de hoje é a última esperança da categoria de acelerar e alcançar o tabelamento mínimo do frete, já que o governo federal mostrou interesse em participar da discussão. 

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA