Facchini

Luft Logistics incentiva a direção defensiva na condução de suas frotas

A segurança das pessoas e das frotas é prioridade na Luft Logistics, uma das maiores operadoras logísticas do Brasil e da América Latina. A empresa desenvolve soluções inovadoras na área de transporte de itens e suprimentos de valor agregado. Para garantir a segurança, além de investir em manutenção de frotas e capacitação das equipes, a empresa também incentiva um ponto fundamental para a segurança nas estradas: a direção defensiva.
“Sem dúvida, manter as pessoas e as frotas seguras é prioridade em nossa empresa. Pensamos ao mesmo tempo na saúde e bem-estar dos nossos colaboradores e na segurança das cargas que integramos em todo o Brasil”, declara Fernando Luft, Sócio-Fundador da Luft Logistics.

Importância da Conscientização
Na Luft, existe um trabalho constante de conscientização das equipes sobre a importância da direção defensiva. “Esse trabalho planejado de conscientização é fundamental. É preciso que os colaboradores de fato adotem a direção defensiva e entendam sua importância. As técnicas de direção defensiva se configuram como normas a serem seguidas. É a adoção do comportamento correto ao volante”, diz Fernando Luft.
Uma causa relevante de acidentes nas estradas, além da imprudência dos motoristas, é a falta de habilidade ou ausência de qualificação técnica, em razão do treinamento inadequado do condutor. "Nesse sentido, a direção defensiva entra como um dos fatores que minimizam o risco de acidentes nos deslocamentos, aumentando a eficiência nas operações logísticas.

Entre os conceitos da direção defensiva estão:
- Manter distância segura do veículo à frente (quanto maior a velocidade, maior deve ser a distância)
- Conduzir o veículo de forma compatível com as condições climáticas (exemplo: diminuir a velocidade em caso de chuva, evitando passar em alta velocidade por poças d´água, o que pode causar aquaplanagem)
- Dirigir sempre com atenção (manter a concentração no ato de dirigir, sem se distrair com atividades paralelas (comer, mudar a estação de rádio, etc)
- Inspecionar os itens de segurança (verificar se luzes, buzina, pneus e estepe estão funcionando e em perfeitas condições antes de iniciar a viagem)
- Ser prudente ao volante (não realizar ultrapassagens perigosas, principalmente em vias de duplo sentido, e sinalizar com antecedência todos os movimentos que irá fazer
FONTE: Assessoria de Imprensa 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA