Facchini

Randon New R

Pesquisa indica que 10% dos motoristas dirigem com sono

Caminhoneiros que rodam pelas estradas brasileiras enfrentam problemas de saúde, dirigem com sono e admitem o uso de anfetaminas. Essa é a realidade revelada pela campanha Saúde na Boleia Arteris, que terá mais uma edição nesta quinta e sexta-feira no km 25 da BR-101 em Joinville-SC - no posto Rudnick -, em uma região por onde circulam cerca de 10 mil caminhões por dia.
A campanha Saúde na Boleia é itinerante e proporciona aos motoristas uma série de serviços de saúde em um estande montado às margens das rodovias. No evento desta semana, a Autopista Litoral Sul irá oferecer aos motoristas exames básicos (IMC/Glicemia, Pressão Arterial/Eletrocardiograma) e consultas com especialistas: dentista, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista.
Entre agosto de 2015 e agosto de 2016, a campanha também entrevistou 5 mil caminhoneiros nas regiões sul e sudeste, e revelou dados preocupantes. Entre eles, a informação de que 10% dos motoristas dirigem com sono e estão na faixa mais alta na escala de sonolência (Epworth),  com risco 70% maior de sofrer acidentes. Além disso, 8% dos caminhoneiros admitiram o uso anfetaminas para enfrentar a rotina desgastante e prazos apertados.
— Trafegar com carga e em alta velocidade requer o máximo de atenção e reflexos dos motoristas. O sono potencializa uma série de acidentes e coloca em risco a vida dos demais usuários da rodovia. Preocupados com essa realidade, realizamos programas permanentes de apoio ao transportador, como o Saúde na Boleia —, destaca o gerente de operações da Arteris, Elvis Granzotti.

Edição do Saúde na Boleia em Joinville:
Quando: 22 e 23 de setembro, das 10h às 19h;
Onde: No km 25 da BR-101, em Joinville, no posto Rudnick;
Serviços: Exames básicos de saúde, consultas com psicólogo, dentista, nutricionista e fisioterapeuta
Público: Caminhoneiros.

Pesquisa Saúde na Boleia:
- 39% dos entrevistados ficam fora de casa por mais de 20 dias por mês;
- 1% enfrenta jornada de mais de 18 horas diárias;
- 40% dormem no próprio caminhão;
- 8% dos caminhoneiros admitiram o uso de anfetaminas;
- 19% afirma que já se envolveram em acidentes nas estradas;
- 1 em cada 10 motoristas está na faixa mais alta da Escala de Epworth, com risco 70% maior de sofrer acidentes;
- 24% dos motoristas estão obesos;
- 25% estão com sobrepeso;
- 14% sofrem com hipertensão;
- 33% apresentam colesterol alto;
- 61% estão com taxa alta de glicemia
- 40% estão com triglicérides alta.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA