Facchini

Randon New R

Os maiores caminhões do mundo

Quando você pensa em um veículo grande, o que tem vem à cabeça? Uma caçamba? Uma cegonha? Um caminhão de mineração? Prepare-se para se impressionar com o peso e tamanho desses caminhões extremamente grandes, eleitos como os maiores do mundo. 
E antes que você pense, não é uma disputa. É uma questão de necessidade mesmo. Os maiores caminhões do mundo foram projetados para trabalhar em grandes obras ou fazer o transporte em grande quantidade: são os Fora de Estrada. 

Fora de Estrada
Os chamados Fora de Estrada compõem a categoria de caminhões projetados especialmente para suprir necessidades de trabalhos em minas, construção e pedreiras. Eles são tão grandes, mas tão grandes que não podem trafegar por estradas comuns, pois elas não têm capacidade para suportar o tamanho e peso desses monstros sobre rodas.  
Mas até entre os maiores existem os gigantes. Confira os maiores caminhões fora de estrada do mundo!

Maior caminhão para transporte de resíduos
O Liebherr T282C, fabricado pela Westech, é considerado o maior caminhão para transporte de resíduos do planeta. Ele é utilizado em áreas de mineração. O Liebherr T282C já foi até listado no Guiness Book como o maior caminhão fora de estrada do mundo. 
Ele mede 7,84 metros de altura, 15,31 metros de comprimento e pesa 600 toneladas. Alcança a velocidade máxima de 64km/h e carrega resíduos de até 363 toneladas. 

O maior caminhão Munck 
O caminhão munk é o caminhão que conta com um guindaste em sua extensão. O equipamento é montado sobre o caminhão com chassis alongado, geralmente equipado com lança telescópica. 
São comumente utilizados para movimentar cargas na construção civil, no transporte para carregamentos e descargas de produtos, montagem de estruturas, entre outros. 
Lançado pela empresa alemã Liebherr em 2007, o LTM 11200-9.1 é o maior guindaste telescópico do mundo e também o mais forte: carrega até 1200 toneladas a uma distância de 2,5m a partir do eixo de rotação e 202 toneladas de lastro. 
Para oferecer estabilidade e segurança a esta monstruosidade, seu guindaste apresenta quatro suportes hidráulicos telescópicos, colocando o Liebherr LTM 11200-9.1 na posição de mais longa lança telescópica do mundo. 
Para isso, seu braço foi projetado em oito partes, que aumentam alcançam 1km de extensão, capaz de levantar cargas altas que podem chegar a mais ou menos a altura de 190m. Este valor é a medida de um prédio de 50 andares, equivalente ao tamanho do Edifício Condomínio Mirante do Vale em São Paulo, eleito um dos prédios mais altos que existem. 

O maior caminhão pipa 
O caminhão-pipa, também chamado de caminhão-tanque é um tipo de caminhão equipado com reservatório para transportar líquidos, geralmente água, seja ela potável ou não. Esse caminhão é utilizado para umectar vias, terraplenagem, irrigação de plantas, lavagem de ruas, transporte e abastecimento de água potável. 
Desenvolvido pela empresa Caterpillar, especializada na fabricação de veículos de grande porte, o CAT 777-G é considerado o maior caminhão pipa do mundo. 
Ele é capaz de armazenar até 75 mil litros de água, cuja distribuição desse líquido em terra cobre cerca de 24 metros de extensão. Para se ter uma ideia, um caminhão pipa “convencional” carrega entre 15 a 20 mil litros de água. 
O Cat 777G pesa cerca de 98,5 toneladas, podendo chegar a 173 toneladas quando abastecido com água. 
Ele conta com um moderno painel de navegação, onde o motorista pode controlar a distribuição de água tanto pela parte traseira, quanto pelos lados do caminhão. Câmeras de ré e laterais conferem maior segurança quanto à utilização deste caminhão pipa. 

O caminhão mais extenso do mundo
Na verdade, esta é uma menção honrosa ao LeTourneau TC-497 Mk II. Conhecido por Overland Train, este caminhão é como se fosse um trem sobre rodas. 
Ele tem capacidade de suportar até 12 vagões extremamente fortes, sendo utilizado para transportar até turbina e grandes motores. Quando completo, ele chega a ter 54 rodas, sendo necessário ser operado por seis pessoas. Seu comprimento é de 174 metros, suporta até 150 toneladas e sua velocidade máxima é de 32 km/h/
O LeTourneau TC-497 Mk II foi bastante utilizado nos EUA na década de 50 para transportar equipamentos. Chegou a custar US$ 3,7 milhões, mas foi descontinuado por conta das dificuldades de manutenção e transporte deste veículo.
FONTE: Divulgação 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA