Facchini

Wabco e ZF desenvolvem tecnologia contra acidentes

Foi apresentado pela primeira vez, essa semana, no campo de provas da Universidade de Aachen, na Alemanha, o resultado de uma parceria entre a Wabco e a ZF. Trata-se do primeiro protótipo de um sistema eletrônico de auxílio a manobras evasivas para caminhões, denominado EMA (Evasive Maneuver Assist). 
O sistema é capaz de evitar acidentes por meio do monitoramento de obstáculos à frente que, em caso de emergência, ativa automaticamente a frenagem e atua na direção do veículo para fazer o desvio necessário com segurança.
O EMA combina sistemas de radar, freios e controle eletrônico de estabilidade da Wabco com o sistema de assistência de direção desenvolvido pela ZF. O resultado dessa combinação possibilita que o assistente eletrônico de manobras evasivas controla os movimentos laterais e longitudinais do caminhão e da carreta em condições críticas rodando em altas velocidades, evitando colisões em situações como trânsito parado após curvas ou quando rodando em pisos molhados de baixa aderência. 
A Wabco fornece ao EMA o sistema de radar OnGuard Active, que identifica veículos parados ou em movimento à frente e emite alertas visuais e sonoros ao motorista. Caso o sistema identifique uma colisão eminente, a frenagem eletrônica de emergência da Wabco é ativada, que conectada ao sistema de controle dinâmico de direção eletro-hidráulica ReAX da ZF, faz com que o veículo desvie do perigo e pare em segurança. 
“O protótipo demonstrado é um poderoso exemplo de liderança da Wabco e da ZF no desenvolvimento de tecnologias avançadas de segurança para veículos comerciais", disse Jacques Esculier, presidente da Wabco.
O CEO do Grupo ZF, Dr. Stefan Sommer, finaliza, "Estou animado que ZF e WABCO uniram forças para combinar suas tecnologias de condução e de frenagem de classe mundial para criar uma nova funcionalidade anti-colisão para veículos comerciais"
TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA