Facchini

Quando usar um caminhão Munck?

Inicialmente, os caminhões eram usados apenas para transportar mercadorias. Os processos eram longos e eram necessários outros equipamentos que colocassem os objetos pesados sobre os caminhões.
Mas por conta do aumento das construções e do desenvolvimento vertical das cidades, era preciso uma solução eficaz para movimentar de forma mais simples peças e equipamentos em locais de difícil acesso.
 Foi a partir dessa dificuldade na logística de transportes, que surgiu a ideia de criar um equipamento que já incluísse um guindaste entre a cabine e a carroceria do caminhão, para que ele mesmo colocasse a carga sobre si.
O caminhão Munck, como é chamado, é uma variação de guindaste, só que comandado hidraulicamente. É responsável pela movimentação de máquinas industriais e remoção de equipamentos pesados utilizados em grandes fábricas e indústrias de grande porte. Além de ter um sistema hidráulico específico para a movimentação, içamento e remoção de equipamentos, como máquinas industriais e de construção civil. É a melhor solução para gigantescos e pesados objetos, como cargas e descargas em geral de máquinas ou materiais.
Adquirir um caminhão Munck pode estar fora da capacidade de orçamento de algumas empresas, principalmente para quem é novo no mercado ou quem usa apenas em algumas ocasiões, devido ao seu custo. Para esses casos, uma boa alternativa é a locação de caminhão Munck, pois você realiza seu serviço e economiza bastante por não ter os custos de manutenção que esses equipamentos necessitam periodicamente.
O que o diferencia um Munck dos demais caminhões que realizam a movimentação de cargas grandes, é que este tem um equipamento montado em cima do chassi de um caminhão, eliminando outros serviços que seriam necessários além do transporte. A diferença entre um Munck e um guindaste, é que o guindaste é um equipamento de grande porte, que possui em sua estrutura, computadores de bordo capaz de configurar o guindaste para a realização de serviços diversos, considerando raio, altura e peso. Já o caminhão Munck é um veículo capaz de transportar peças e máquinas pesadas, além de disponibilizar braços mecânicos que auxiliam em uma melhor movimentação de diversos objetos.
Ele pode ser utilizado para o carregamento, transporte, descarregamento de diversos equipamentos pesados, principalmente máquinas de grande porte. Quem freqüentemente contrata um caminhão Munck, é para o içar peças pesadas, movimentar objetos, carregar e descarregar, transferir, fazer transbordo e retirar e colocar diversos instrumentos em locais de difícil acesso. E como a maior parte dos equipamentos utilizados pela construção civil é para içamento de cargas, o caminhão Munck é peça fundamental desses projetos. Mas utilização do caminhão Munck é limitada de acordo com o equipamento movimentado e a potência do caminhão.
Para contratar os serviços de um caminhão Munck, é necessário analisar primeiro onde será feita a operação, antes do iniciarem os trabalhos. Verificar se o solo é devidamente apropriado, utilizar calços de madeira para evitar afundamentos e verificar o espaçamento para a manobras. Também é preciso redobrar os cuidados ao confirmar o peso do material que será içado pelo guindaste, para evitar qualquer problema e verificar se o equipamento é adequado para o serviço a ser feito.
Existem caminhões Munck de diversas capacidades, e é preciso analisar antes esses fatores com um técnico em segurança, supervisor ou operador do Munck para checar a viabilidade de sua utilização antes do serviço.
O valor de caminhão Munck, assim como do guindaste, é geralmente cobrado com mínimo de 10 horas, porém, não se existe um padrão estabelecido de horas a serem cobradas. O valor será definido dependendo do tipo de caminhão Munck e a capacidade técnica disponível em sua tabela. Geralmente o valor da hora varia entre R$180.
O aluguel de um Munck pode surgir como solução para diversos tipos de operação, já que além do transporte de materiais, ele pode ser usado em operações de içamento de estruturas pesadas como as metálicas, estruturas de pré-moldados de concreto e no suporte na montagem de máquinas industriais de grande porte.
Portanto, se surpreenda e facilite suas relações comerciais entre diferentes cidades, estados e países, encurtando seu tempo de entrega e gastando menos dinheiro. O aluguel de um Munck já não é mais novidade entre grandes transportadores de carga.
FONTE: Divulgação 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA