Facchini

Volvo Bus aumenta participação no mercado de ônibus pesados

A Volvo Bus Latin America aumentou sua participação no mercado brasileiro de ônibus pesados em 2015. A empresa avançou 3,1 pontos percentuais no mercado de ônibus urbanos, passando de 24,6% de market share para 27,7%. Com este crescimento, a marca reconquistou a segunda posição no mercado de ônibus pesados, atingindo 18,5% de participação
“2015 foi um ano difícil, de queda nas vendas. Mas, mesmo em um cenário negativo e de muitas adversidades, atingimos resultados bastante positivos. Isso mostra a força da marca, a qualidade e a confiança em nossos produtos”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.  
O volume de vendas de ônibus Volvo na América Latina teve uma redução de 45% saindo de um patamar de 3.171 veículos vendidos em 2014 para 1.748 em 2015.  Considerando apenas o mercado brasileiro, as vendas passaram de 1.706 veículos para 864.
Como já vem acontecendo há alguns anos, houve um equilíbrio no volume de vendas para o mercado interno e externo.  As exportações representaram 51% do total de ônibus comercializado pela Volvo em 2015.  No período, houve um crescimento de 11%  nas vendas para o Peru e, a Colômbia segue sendo um mercado estratégico para a Volvo Bus, país em que a marca detêm a liderança no mercado de ônibus pesados.  
“Este equilíbrio entre mercado interno e externo é extremamente saudável para os negócios. Pois nos deixa um pouco menos vulneráveis às oscilações de mercado”, comenta Pimenta.  
O executivo argumenta ainda que, apesar do cenário negativo, a montadora continua investindo no desenvolvimendo de soluções e produtos para atender as necessidades dos clientes. Em março, a Volvo lança um novo modelo de chassi, completando a sua oferta de veículo para o transporte rodoviário de passageiros.  Haverá ainda demonstrações de projetos e eletromobilidade em Curitiba, São Paulo, Bogotá e Santiago do Chile.
FONTE: Volvo 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA