Facchini

Faixas refletivas: uma boa compra evita produtos fora das especificações

Obrigatórias em veículos de grande porte, as faixas refletivas desempenham um papel importante quando se fala em segurança nas estradas. Usada para delinear o contorno dos veículos longos e/ou pesados e o para-choque traseiro, elas refletem a luz tornando o caminhão mais visível, principalmente à noite, dias de chuva e neblina. Muitos acidentes envolvendo veículos pesados poderiam ser evitados se o motorista cumprisse com os itens de segurança do caminhão. Mas será que a faixa que você está comprando garante a sua segurança?
Segundo resolução 128/316 do Contran, as faixas refletivas devem ser aprovadas pelo Denatran de acordo com o coeficiente de luminosidade e angulo de observação mínimo estabelecido na tabela do órgão. “Se as faixas não estiverem dentro dessas especificações elas não podem garantir a segurança em relação à visibilidade do motorista”, explica o Diretor Presidente da Sherman e membro do Comitê Brasileiro de Normas - CB16 na ABNT, Eduardo Matos.
De acordo com as especificações, as faixas devem apresentar 500 cd.lx/m² no ângulo 0.2/-4 e tem devem ser trocadas a cada sete anos, exceto se estiverem danificadas.
A primeira medida a ser tomada é em relação às falsificações grosseiras, perceptíveis a olho nu, como por exemplo quando a faixa fica furta-cor quando bate a luz solar não refletividade nula. Porém até mesmo as faixas homologadas podem apresentar características diferentes das especificadas. “ É muito difícil avaliar se as especificações estão corretas. A dica é sempre exigir a declaração na nota fiscal de que o produto atende aos requisitos do Contran”, orienta Matos.
A Faixa Refletiva da Sherman é autoadesiva permanente e o material possui mais de 6500 microprismas, permitindo maior refletividade e boa angularidade. Elas podem chegar a atingir 700 cd.lx/m² no ângulo 0.2/-4. “As películas são homologadas e aprovadas pelo Denatran para comercialização em todo o território nacional. Outro diferencial é a faixa de para-choque em peça única facilitando a aplicação. O material não descola, não delamina e não descasca”, reforça Matos.
Única empresa que fabrica, desde 2011, películas refletivas prismáticas na América Latina, a Sherman oferece ao mercado produtos de qualidade superior e longa durabilidade. “A qualidade do material é excelente. A lei diz que as faixas refletivas devem durar cerca de sete anos. As nossas faixas podem durar até 10 anos, o que proporciona maior confiabilidade por meio dos clientes na hora da venda”.
FONTE: Assessoria de Imprensa 

Apoio: Black Friday Mundo do Caminhão - Acesse e aproveite: www.goo.gl/WTC5yw

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA