Facchini

Randon New R

Reaberto prazo para financiamento de bens de capital pelo PSI Finame

O governo decidiu reabrir o prazo, que tinha sido encerrado no fim do mês passado, para a solicitação de novos financiamentos a bens de capital, como caminhões, ônibus e máquinas de construção, pelo PSI Finame, a linha do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que oferece as taxas mais baratas do mercado.
Anunciada nesta segunda-feira durante a cerimônia de abertura da Fenatran, a principal feira da indústria nacional de veículos comerciais, a decisão foi comemorada por representantes do setor, que temiam uma paralisia dos negócios neste fim de ano.
A partir de agora, o BNDES volta a analisar e aprovar pedidos já protocolados, bem como receber novas solicitações pelas condições anteriores. O prazo para esse processo, porém, ainda é curto, válido até o fim do ano na modalidade simplificada do Finame, quando o crédito é liberado pelo banco repassador mesmo sem autorização prévia do BNDES, ou até o fim deste mês, no caso da modalidade convencional, cuja liberação dos recursos só é feita após a análise e aprovação do banco de fomento – por isso, mais demorada.
“É de aplaudir a forma muito rápida de ação do governo ao decidir pela reabertura do PSI, que permitirá ao mercado prosseguir com as atividades neste ano com as regras já definidas”, disse Luiz Moan, presidente da Anfavea, a entidade que representa as montadoras, ao anunciar o retorno da linha. A decisão ainda será publicada pelo BNDES.
“Neste momento particularmente desafiador, a reabertura do Finame PSI é uma ação chave para alavancar as vendas nesta reta final de 2015”, afirmou Antonio Carlos Morassutti, diretor de assuntos corporativos da Volvo, que também participa da Fenatran.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA