Facchini

Governo pode reduzir imposto de importação para caminhões e ônibus ecológicos

Nos próximos meses, o governo deve dar mais um incentivo para criação de uma “frota verde” no país. O MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio) está acenando com a possibilidade de autorizar a Camex a cortar imposto de importação para veículos comerciais ecológicos.
A ideia é estender o mesmo benefício dado aos carros elétricos, híbridos, híbridos plug-in e hidrogênio para vans, ônibus e caminhões dotados de tecnologia similar. No exterior, já existem vários modelos de veículos desse segmento com emissão zero ou próximo disso. O objetivo é incentivar o mercado para buscar veículos com menor impacto ambiental.
Além disso, o MDIC estuda um plano de leasing para facilitar a introdução de carros ecológicos entre os taxistas, sendo nesse caso, o financiamento de baterias a longo prazo. O governo ainda conversa com empresas do setor e demais órgãos do estado para acelerar a introdução dessas novas tecnologias, sempre com o objetivo de nacionalização.
No caso de caminhões e ônibus elétricos, já existem alguns modelos e projetos em execução no Brasil, envolvendo empresas como BYD, Metra, Itaipu Binacional e Iveco, entre outras.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA