Facchini

Estudo mostra que 80% dos motoristas autônomos rodam vazios

Lançado em 2013 pelo empreendedor Carlos Mira, o TruckPad, aplicativo de smartphones desenvolvido para motoristas de caminhões e empresas de transporte, tem como metas principais agilizar a oferta de carga, aumentar a eficiência do setor e reduzir o número de carreteiros ociosos. Estudo realizado em 2012 pela Confederação Nacional do Transporte, mostra que 80% dos motoristas autônomos rodam vazios no Brasil. Isso significa um desperdício de tempo, combustível e receitas para o caminhoneiro. Além disso, caminhões vazios representam uma percentagem significativa do congestionamento de caminhões e da emissão de CO2, principal gás responsável pelo efeito estufa, trazendo prejuízos para toda a população.
“Quando não conseguem cargas, os motoristas dirigem caminhões vazios e esse problema acaba afetando também o trânsito e o meio ambiente. Agora com o TruckPad, o profissional não precisa rodar ocioso em busca de carga. O motorista simplesmente abre o aplicativo e vê as ofertas de carga mais próximas do local onde se encontra”, explica Carlos Mira, fundador de CEO do TruckPad.
O aplicativo, atualmente disponível para Android, funciona da seguinte maneira: para o carreteiro, basta incluir seus dados – tipo de caminhão e carroceria – e dizer para quais regiões costuma viajar. Ao finalizar o cadastro, o motorista já começa a receber as ofertas de carga e escolhe a de seu interesse. Já as empresas podem entrar no site do TruckPad (www.truckpad.com.br), colocar a origem e destino, o tipo da carga e as características do caminhão que precisa. No mesmo momento, aparecerá, em um mapa, a localização dos profissional que podem fazer o frete. Então, a empresa envia a oferta de frete e, por meio de um chat, acerta com o caminhoneiro o serviço. Em menos de dois anos de existência, o app possui  320 mil caminhoneiros cadastrados e mais de 25 mil cargas ofertadas diariamente. Cerca de três mil empresas já usam o sistema, que espera movimentar R$ 1 bilhão em fretes no próximo ano.
FONTE: O Carreteiro

BAIXE O TRUCKPAD: http://goo.gl/NzCCtu
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA